Centenas de trabalhadores não docentes concentrados em Lisboa - TVI

Centenas de trabalhadores não docentes concentrados em Lisboa

  • Agência Lusa
  • DF
  • 3 mar 2023, 16:39
Professores voltam a marchar pela escola pública (José Sena Goulão/Lusa)

Protesto foi organizado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais

Relacionados

Centenas de trabalhadores não docentes estão esta tarde concentrados em frente ao Jardim da Estrela, em Lisboa, em protesto para exigir melhores condições de trabalho e salariais. 

A marcha em direção ao Ministério da Educação, agendada para as 15:00, arrancou com cerca de 30 minutos de atraso, mas mesmo antes da hora marcada já várias centenas de profissionais se juntavam junto à Basílica da Estrela. 

O protesto foi organizado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), que convocou para hoje uma greve do pessoal não docente das escolas. 

"Direitos conquistados, não nos podem ser roubados", "Não paramos" e "A greve é um direito, sem ela nada feito" são algumas das palavras de ordem que já se vão ouvindo entre os manifestantes. 

Além de melhores condições de trabalho e salariais, os profissionais reivindicam a criação de carreiras específicas de auxiliar de ação educativa, assistente de ação educativa e administração escolar, bem como valorização da carreira de técnico superior e a vinculação de todos os técnicos especializados. 

Durante a manhã, a FNSTFPS estimou que a greve dos trabalhadores não docentes estaria a ter uma adesão superior a 85%, apesar de as escolas permanecerem abertas devido aos serviços mínimos decretados para as greves de professores. 

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE