A SpaceX lançou este sábado o mega foguetão não tripulado ‘Starship’ no Sul do Texas, nos EUA, mas perdeu o propulsor e a nave espacial em duas explosões ocorridas poucos minutos após o início do lançamento, anunciou a empresa de Elon Musk.
Numa breve nota, a SpaceX diz ter perdido o sinal do foguetão cerca de oito minutos após o lançamento, indicando que o sistema de autodestruição da nave terá explodido sobre o Golfo do México.
Apesar do fracasso, o voo de cerca de oito minutos durou o dobro do tempo da primeira tentativa de lançamento, em 20 de abril, quando o Starship, com 120 metros, o maior e mais potente foguetão alguma vez construído, descolou pela primeira vez.
A SpaceX não escondeu o entusiasmo com esta nova conquista, divulgando uma publicação na rede social X (também de Elon Musk) na qual congratula "toda a equipa" neste que diz ter sido "um emocionante segundo teste de voo integrado da Starship".
"O sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje vai ajudar-nos a melhorar a confiança da Starship enquanto a SpaceX procura conquistar a vida multiplanetária", acrescenta-se na publicação.
Congratulations to the entire SpaceX team on an exciting second integrated flight test of Starship!
— SpaceX (@SpaceX) November 18, 2023
Starship successfully lifted off under the power of all 33 Raptor engines on the Super Heavy Booster and made it through stage separation pic.twitter.com/JnCvLAJXPi