Vacinação anual contra a covid-19 pode ser "o caminho a seguir", aponta regulador europeu - TVI

Vacinação anual contra a covid-19 pode ser "o caminho a seguir", aponta regulador europeu

Vacinação contra a covid-19

A Agência Europeia do Medicamento está a ponderar também uma atualização das vacinas contra o coronavírus

Relacionados

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) admite que todos os anos possa ocorrer uma campanha de vacinação contra a covid-19, num esquema semelhante ao da vacina contra a gripe.

A informação foi avançada esta terça-feira por Marco Cavaleri, chefe de Estratégia de Ameaças Biológicas para a Saúde e Vacinas da EMA, num briefing aos jornalistas. Apesar de o SARS-CoV-2 não ser um vírus sazonal, tal como o da gripe, o responsável admite que "este pode ser o caminho a seguir" ao nível da proteção contra a doença provocada pelo vírus.

Marco Cavaleri confirma que a Europa está a registar um declínio acentuado de infeções, hospitalizações e mortes por covid-19, atingindo mesmo os níveis mais baixos observados na União Europeia (UE) no último ano.

Não obstante, o vírus continua a evoluir, sendo necessária uma "abordagem organizada" para garantir que as vacinas no mercado possam conferir uma proteção adequada às variantes emergentes, adverte o responsável.

Nesse sentido, adianta Cavaleri, EMA está atualmente em discussões com a Organização Mundial da Saúde e outras agências reguladoras para a a saúde sobre os critérios e processos que poderão levar a uma eventual atualização das vacinas em futuras campanhas de vacinação.

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados