Portugal em apuros por causa do 112 - TVI

Portugal em apuros por causa do 112

  • Portugal Diário
  • 22 mar 2007, 16:30

Porque não se consegue saber localização de quem liga por telemóvel

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira que vai processar Portugal junto do Tribunal de Justiça Europeu devido a deficiências na localização das chamadas do número de emergência europeu (112).

Segundo um comunicado de Bruxelas, divulgado pela Lusa, em Portugal não são disponibilizadas informações sobre a localização de autores de chamadas de emergência a partir de telemóveis e o recurso a tribunal é a última fase de um processo que se arrasta há pelo menos um ano.

Portugal junta-se à Eslováquia, Itália, Holanda e Lituânia, onde também não são fornecidas às autoridades informações sobre a localização de quem faz uma chamada de emergência.

Na sequência de chamadas para o 112, quer por telefone fixo, quer por telemóvel, os operadores de telecomunicações são obrigados a fornecer aos serviços de emergência informação sobre a localização do autor da chamada, desde que seja tecnicamente viável, e no caso de Portugal, a Comissão decidiu recorrer a tribunal por tal ainda não estar garantido a nível das chamadas desde telemóveis.

«Os Estados-membros têm que assegurar que o número europeu de emergência esteja plenamente operacional e disponível», disse a comissária europeia para as Telecomunicações, Viviane Reding.
Continue a ler esta notícia