As prioridades do Governo para os próximos quatro anos - TVI

As prioridades do Governo para os próximos quatro anos

Sócrates e Pedro Silva Pereira

Energia, alta velocidade e novo aeroporto são as três grandes prioridades do Governo

Relacionados
O Governo prevê fazer, nos próximos quatro anos, uma «renovada parceria público-social» para relançar a economia e promover o emprego, segundo o projecto de Grandes Opções do Plano (GOP), actualmente em discussão entre o Governo e os parceiros sociais.

No documento, o Governo afirma que o relançamento da economia e o combate ao desemprego passa por cinco linhas estratégicas, com o objectivo de «promover o investimento de iniciativa pública, apoiar as PME, internacionalizar a economia, firmar um Pacto para o Emprego e reforçar a parceria com o sector social», escreve a Lusa.

Mais apoio às IPSS

No sector social, uma das áreas para as quais o CDS/PP reclama mais importância nas negociações para aprovação do Orçamento do Estado para 2010, o Executivo garante que «será reforçada a parceria com o sector, alargando o reconhecimento da importância e do contributo das instituições deste domínio (cooperativas, instituições particulares de solidariedade, misericórdias, associações de desenvolvimento local, entre outras) para a economia e a sociedade, através de uma renovada parceria público-social».

Nas outras quatro linhas de actuação estratégica, o Governo de José Sócrates defende que, nesta legislatura, «será promovido o investimento público modernizador, assegurando às populações e às empresas bens e serviços tão importantes como a energia, escolas, equipamentos de saúde, equipamentos sociais, acessibilidades, serviços de abastecimentos de água e saneamento e acesso a banda larga de nova geração».

Olhos postos nas PME

Para além do investimento público, também as PME merecem lugar de destaque. A internacionalização da economia «enquanto chave para a recuperação económica» e para a «redução do défice externo» e a proposta de um Pacto para o Emprego, capaz de «promover a manutenção e a criação do emprego», completam a lista das «cinco grandes linhas de acção» para relançar a economia e promover o emprego.

Energia, equipamentos sociais e investimentos de conexão do país às redes europeias, como a alta velocidade e o novo aeroporto, são as três grandes prioridades do Governo no que diz respeito ao investimento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados