Quase 80 raparigas envenenadas em escolas primárias do Afeganistão - TVI

Quase 80 raparigas envenenadas em escolas primárias do Afeganistão

  • TVI
  • MSM
  • 5 jun 2023, 13:07
Educação no Afeganistão (AP Photo)

Segundo as autoridades, os ataques tiveram por base motivações pessoais

Relacionados

Quase 80 raparigas foram hospitalizadas, depois de terem sido envenenadas, em ataques a duas escolas primárias, no norte do Afeganistão, revelou um representante da autoridade educacional local. Os ataques ocorreram na província de Sar-e-Pul, no sábado e domingo.

Segundo o The Guardian, o responsável avançou que os ataques tiveram motivações pessoais, mas não revelou detalhes.

O chefe do departamento de educação da província, Mohammad Rahmani, revelou que foram envenenadas 60 alunas da escola de Naswan-e-Kabod Aab e outras 17 de Naswan-e-Faizabad.

"As escolas primárias são próximas uma da outra e foram atacadas uma a seguir à outra", disse Rahmani à Associated Press, acrescentando: "Transportámos as alunas para o hospital e agora todas estão bem."

Segundo o responsável, a investigação está em andamento, mas os dados iniciais dão conta de que alguém foi contratado para realizar os ataques e que estes terão por base motivações pessoais.

Acredita-se que este tenha sido o primeiro ataque deste tipo desde que os talibãs chegaram ao poder em agosto de 2021, altura em que reprimiram os direitos e liberdades das raparigas e mulheres.

As raparigas afegãs foram proibidas de estudar, a partir do ensino secundário. O acesso à universidade foi também barrado. As mulheres são excluídas da maior parte dos trabalhos e barradas dos espaços públicos.

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados