Análises comprovam "excelente qualidade da água" na região de Lisboa - TVI

Análises comprovam "excelente qualidade da água" na região de Lisboa

  • Agência Lusa
  • AG
  • 1 mar 2023, 07:20
Água (Pexels)

EPAL garante que vigia e monitoriza a qualidade da água "em toda a extensão do sistema de abastecimento"

A Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) garantiu esta quarta-feira que o seu plano de controlo de qualidade cumpre os parâmetros definidos pela diretiva europeia e que as análises comprovam “a excelente qualidade da água” na região de Lisboa.

Nos últimos dias, surgiram reportagem em órgãos de comunicação que colocam em causa a qualidade da água fornecida pela EPAL.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa que abastece a região de Lisboa realçou que “vigiar/monitorizar a qualidade da água em toda a extensão do sistema de abastecimento (…), desde os recursos hídricos utilizados até ao ponto de entrega ao consumidor, constitui um dos maiores compromissos da EPAL”.

Em concreto, a EPAL sublinhou que a pesquisa dos PFAS (compostos perfluoroalquilo e polifluoralquilo) está prevista na diretiva europeia relativa à qualidade da água destinada ao consumo humano e acrescentou que, no âmbito do seu Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), efetua “a pesquisa/monitorização sistemática dos 20 PFAS previstos” na diretiva.

A EPAL explicou ainda a qualidade da água fornecida em alta aos municípios e distribuída aos consumidores diretos na cidade de Lisboa é assegurada “através da análise de mais de 25 mil amostras de água por ano”.

“Estas amostras são colhidas em cerca de 1.500 pontos de amostragem representativos de todo o sistema de abastecimento da empresa nas quais são realizadas mais de 300 mil análises para verificar o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, permitindo evidenciar a excelente qualidade da água fornecida pela empresa e o cumprimento da legislação em vigor, conferindo, assim, um selo de qualidade atribuído pela ERSAR [Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos] à água consumida por cerca de 3 milhões de pessoas”, frisou ainda a empresa na nota de imprensa.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE