Vaivém Discovery comandado por duas mulheres - TVI

Vaivém Discovery comandado por duas mulheres

  • Portugal Diário
  • 20 out 2007, 15:13

Será a primeira vez que duas mulheres estão à frente das missões mais complexas no espaço

Peggy Whatson tornou-se sexta-feira a primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional e aguarda a chegada esta semana do vaivém Discovery que, pela primeira vez, é também dirigido por uma mulher, Pamela Melroy.

Será a primeira vez que duas mulheres estão à frente das tripulações que têm a responsabilidade pelas missões mais complexas no espaço, onde a cosmonauta soviética Valentina Tereshkova foi pioneira feminina com a sua travessia de quase três dias em 1963.

Quase meia centena de mulheres, na sua maioria russas ou norte-americanas mas também da Grã-Bretanha, do Irão e do Canadá, acumularam recordes de permanência no espaço e de trabalho fora das naves.

Whitson, de 47 anos, e na sua segunda missão espacial, recebeu sexta-feira do comandante russo Fiodor Iurchikhin a responsabilidade de uma estrutura de 220 toneladas que orbita a uns 380 quilómetros da Terra e que está a entrar numa fase crucial da sua construção.

Antes de partir numa nave russa «Soyuz», Whitson recebeu uma vara de madeira que simboliza a sua posição como a que transportam os homens cazaques e que representa a autoridade. «A vara é para que os homens se lembrem de que és tu quem manda», disse numa conferência de imprensa Sergei Shevchenko, que é quem prepara as missões espaciais russas.

Por sua parte, a piloto retirada da Força Aérea dos Estados Unidos, Melroy, que acaba de cumprir 46 anos e conta com 5.000 horas de vôo, das quais 200 foram em missões de combate no Golfo Pérsico, conduzirá o Discovery e uma tripulação de seis astronautas.
Continue a ler esta notícia