“Lixo espacial” misterioso levado para local secreto pela Agência Espacial Australiana - TVI

“Lixo espacial” misterioso levado para local secreto pela Agência Espacial Australiana

  • CNN Portugal
  • FG
  • 19 jul 2023, 17:38
Objeto desconhecido na Austrália (twitter/debapratim)

Teoria de que se trate de destroços de um avião comercial já foi contrariada e a polícia australiana diz mesmo que "não há provas" que a sustentem

Relacionados

Serão destroços de um avião comercial? Ou um motor de um foguetão? Certezas quanto à origem do objeto cilíndrico e enferrujado que deu à costa numa praia australiana ainda não há. No entanto, sabe-se agora que foi levado para um local secreto pela Agência Espacial Australiana e teme-se que possa representar um perigo para a saúde pública, avança o jornal britânico The Guardian

A Agência Espacial Australiana assumiu a tarefa de identificar o objeto desconhecido que foi descoberto no sábado passado em Green Head, a 250 quilómetros de Perth, na Austrália Ocidental, e acredita que é provável tratar-se de um motor de foguetão, como se pode ler no Twitter oficial da agência, contrariando a teoria de que se tratam de destroços de um avião comercial. 

A mesma posição é partilhada pela polícia australiana que afirma que, "ao contrário do que se especula, não há provas que sustentem a teoria de que o objeto esteja ligado de alguma forma a um avião comercial". 

Segundo o The Guardian, esta não é a primeira vez que a agência afirma de que o objeto pode ser parte de um veículo espacial estrangeiro, dizendo agora que estão a trabalhar com os homólogos estrangeiros para tentar identificar o cilindro com cerca de 2,5 metros de altura. 

Certo é que antes do objeto ser levado para um local secreto, a polícia australiana criou um cordão de segurança “para garantir que o objeto não representava qualquer perigo para a comunidade", enquanto os peritos da agência espacial trabalhavam na sua identificação. 

Os peritos não são os únicos a tentar decifrar a origem do objeto e, um pouco por todas as redes sociais, há quem dê palpites sobre o que poderá ser. A principal aposta é a de que se trata de lixo espacial de um foguetão indiano, LVM3-M4, lançado para órbita terrestre na passada sexta-feira, como se pode ler na página oficial de Twitter da Organização Indiana de Pesquisa Espacial. 

Continue a ler esta notícia

Relacionados