Economia portuguesa «com pior performance sua história moderna» - TVI

Economia portuguesa «com pior performance sua história moderna»

Portugal poderia estar próximo de Espanha

Relacionados
O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Abel Mateus diz que a «economia portuguesa tem registado nos últimos anos uma das piores performances da sua história moderna».

«Se tivesse continuado a tendência do último cinquentenário já teríamos um rendimento per capita entre 25 a 30% superior ao actual, o que nos colocaria próximo da Espanha», diz no seu discurso de abertura da «II Conferência Internacional sobre o Direito e a Economia da Concorrência».



A solução é «abandonar o crescimento assente na acumulação intensiva de capital físico, para passar para o crescimento baseado no aumento da produtividade, o que exige uma profunda transformação institucional».

«O processo de modernização da nossa estrutura industrial e de terciarização da economia deverá conduzir a um aumento da competitividade», acrescenta o presidente da AdC.

Abel Mateus alerta, no entanto, que este processo para ser sustentado tem que abranger um conjunto alargado de sectores com representatividade no emprego. É o caso dos têxteis, química, automóvel, telecomunicações, energia, entre outros.

Com esta alteração, o responsável acredita que «é possível reduzir o gap de produtividade de 60% em relação à média da UE».
Continue a ler esta notícia

Relacionados