Ángel, o "herói de Tábara". O que se sabe do homem que escapou do fogo - TVI

Ángel, o "herói de Tábara". O que se sabe do homem que escapou do fogo

  • CNN Portugal
  • FMC
  • 19 jul 2022, 17:19

Vídeo mostra o homem espanhol a emergir de um incêndio que tentava combater em Espanha. Ángel sofreu graves queimaduras em 80% do corpo

Relacionados

Ángel Martín Arjona, um espanhol com cerca de 50 anos, tentava ajudar no combate a um grave incêndio perto de Tábara, na província de Zamora, em Espanha, quando foi engolido pelas chamas. Arjona conseguiu escapar, mas ficou com queimaduras graves em quase todo o corpo.  

Os vizinhos já o apelidaram de "herói de Tábara" depois de Arjona, na segunda-feira, arriscar a sua vida, com o auxílio do seu trator, para tentar salvar,a sua aldeia do fogo. O momento em que o homem e o seu veículo são engolidos pelo incêndio e desaparecem no fumo negro foi filmado e as imagens são impressionantes.   

O vídeo da Reuters mostra ainda que, passados segundos do dramático desaparecimento, Ángel, contra todas as hipóteses, consegue sobreviver e emerge do fogo com as calças ainda em chamas. O homem foi imediatamente socorrido por um bombeiro, como noticia o jornal ABC. 

Antes de o incêndio o apanhar, o espanhol estava a cavar uma vala no campo, numa tentativa de impedir que o fogo chegasse à sua aldeia.  

Segundo o The Guardian, as autoridades de emergência regionais comunicaram que Ángel foi inicialmente tratado num centro médico local, mas que teve de ser transferido por helicóptero para o Hospital Universitário Río Hortega, em Valladolid, dada a gravidade dos ferimentos. O espanhol sofreu graves queimaduras em 80% do corpo.  

Um amigo de família, José Manuel Taba, confirmou que Arjona se encontrava em estado crítico, mas consciente, e que já tinha comunicado com a mulher, ainda que recorrendo a gestos. "Terá de ser passo a passo - é uma situação muito complicada". 

Outro amigo, Juan Lozano, em declarações à Reuters, congratulou os bombeiros e pessoas como o Arjona, que têm lutado contra os incêndios:  

 "Tudo poderia ter sido queimado, absolutamente tudo. Não aconteceu porque há bons profissionais e pessoas que têm coragem para nos proteger".  

A Europa tem sido fortemente afetada por uma intensa onda de calor, com temperaturas extremas que têm potenciado a disseminação de graves incêndios por vários países como Portugal, Espanha ou França. Espanha enfrenta, neste momento, a pior época de incêndios dos últimos 15 anos e os incêndios na Província de Zamora não dão tréguas aos operacionais. 

Continue a ler esta notícia

Relacionados