Ela não gostou nada, a Internet também não: como um beijo repentino se tornou polémica na seleção feminina espanhola (mas não é a única) - TVI

Ela não gostou nada, a Internet também não: como um beijo repentino se tornou polémica na seleção feminina espanhola (mas não é a única)

  • CNN Portugal
  • WL
  • 20 ago 2023, 17:13

Espanha venceu Inglaterra por 1-0 e tornou-se campeã mundial de futebol feminino. Mas o que a Internet está a discutir é a forma como esse título torna evidente o machismo no desporto

Relacionados

Momento de euforia e celebração. Nos festejos do título do mundial de futebol feminino, o protagonista acabou por ser outro: um beijo repentino entre o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol e a jogadora Jenni Hermoso.

O momento incendiou depois as redes sociais, onde muitos questionam sobre a atitude de Luis Rubiales pouco antes da entrega do troféu. A Internet critica o beijo, assumindo-o como uma atitude machista. Não só pelo beijo, mas também pelos toques noutras jogadores, considerados excessivos – e que não teriam lugar caso as atletas fossem homens.

O momento não ficou sem resposta da jogadora. Jenni Hermoso acabou por comentá-lo, entre risos, num vídeo: "Eh, não gostei nada, eh". Fica a dúvida se o terá levado a mal.

Mas esta não é a única polémica que a vitória da seleção espanhola, que venceu Inglaterra por 1-0, no Mundial da Austrália e Nova Zelândia, está a gerar.

A conta oficial da seleção feminina espanhola partilhou uma fotografia que também está a incendiar as redes sociais. Nela mostra-se uma fotografia do selecionador Jorge Vilda a beijar o troféu, com a legenda "Vilda In".

Estão a surgir diferentes interpretações, geralmente antagónicas. As mais favoráveis ao técnico interpretam o gesto como um sinal de triunfo perante as dificuldades sentidas nos últimos tempos.

Outros acusam de estar a fazer um branqueamento dos meses de desacordo e controvérsia sobre a coesão da equipa, com a sua continuidade à frente do plantel a ser discutida.

Certo é que quando o nome do treinador se ouviu no estádio da derradeira partida, foi apupado. Depois da vitória, não poupou nos elogios às atletas: "Estas jogadoras são eternas", "creio que ganhou a melhor seleção de todas".

Continue a ler esta notícia

Relacionados