FMI: taxa de desemprego em Portugal pode atingir os 11% - TVI

FMI: taxa de desemprego em Portugal pode atingir os 11%

Portugal

PIB real vai crescer 0,4% em 2010, Governo satisfeito com «melhoria das previsões»

Relacionados
A taxa de desemprego em Portugal poderá acelerar para os 11 por cento no próximo ano, com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a estimar que, este ano, haja 9,5 por cento de desempregados.

No World Economic Outlook divulgado esta quinta-feira, a instituição estimou ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) real português sofra uma contracção de três por cento em 2009 e registe um ligeiro crescimento já no próximo ano, estimado em 0,4 por cento.

O FMI estima também que os preços no consumidor em Portugal sofram uma retracção de 0,6 por cento em 2009, recuperando em 2010 para um aumento de um por cento.

Ministro das Finanças realça melhoria das previsões

Teixeira dos Santos sublinha «a significativa revisão em alta do crescimento» do PIB este ano e em 2010 , de acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional.

«Há aqui uma melhoria, [o crescimento] é francamente menos negativo em 2009 do que aquilo que se previa em Abril», frisou à Lusa Teixeira dos Santos, que participa em Estocolmo numa reunião dos ministros das Finanças da União Europeia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados