Produção nacional domina audiência nas televisões - TVI

Produção nacional domina audiência nas televisões

TVI atinge melhor share do ano

Produção nacional obtém rácio positivo entre a oferta dos canais e a procura do público

Relacionados
Nos primeiros nove meses do ano, cerca de dois terços da audiência de televisão é relativa a programas portugueses, revela uma análise dos dados do serviço Telereport da MediaMonitor.

As televisões nacionais RTP1, RTP2, SIC e TVI «ofereceram, entre Janeiro e Setembro de 2007, 22.503 horas de programação, excluindo os espaços dedicados à publicidade e autopromoção».

Neste período, os canais emitiram 12.628 horas de programas produzidos em Portugal, «um valor que corresponde a uma média superior a 11 horas e 33 minutos diários por canal e a 52,6 por cento da emissão televisiva do período».

Preferência recai na TVI

Ainda segundo dados do estudo, a produção nacional foi mais relevante na TVI, onde representou 67% da oferta programática do canal no período em análise.

Em termos de audiência, a produção nacional representou quase dois terços do consumo televisivo do período, o que significa que, em cada quatro minutos vistos, três foram de programas vistos em Portugal.

Esta preferência pelos programas de produçao nacional foi comum a todos os canais «mas foi mais expressiva na TVI, onde representou 86,4% do consumo».

A produção nacional obteve assim um racio positivo entre a oferta dos canais e a procura do público, com esta a superar aquela em 30%, «esta relação foi mais favorável na TVI, onde a procura do público superou em 29% a oferta de formatos nacionais».
Continue a ler esta notícia

Relacionados