Dívida da Califórnia tem risco mais alto que a do Cazaquistão - TVI

Dívida da Califórnia tem risco mais alto que a do Cazaquistão

All Star Game: Arnold Schwarzenegger

Líbano e Uruguai também recebem mais confiança dos investidores que o Estado norte-americano governado por Arnold Schwarzenegger

Relacionados
A dívida pública da Califórnia inspira menos confiança nos investidores do que a dívida pública do Cazaquistão. Parece improvável, mas é verdade. A dívida do Estado governado por Arnold Schwarzenegger tem um risco superior nos mercados, refere a Bloomberg.

Os Credit Default Swaps (CDS, uma espécie de seguro que cobre a dívida pública) a cinco anos associados à dívida californiana, estão a negociar 100 pontos base acima dos associados à dívida do Cazaquistão.

Ou seja, o mercado acredita ser menos provável que um país em desenvolvimento, com apenas 15,7 milhões de pessoas, deixe de pagar a quem deve do que a Califórnia, que tem a oitava maior economia do mundo.

Bancos e agências de rating têm alertado para o risco da dívida da Califórnia. Na semana passada, o presidente executivo do JPMorgan avisou que a dívida de 20 mil milhões de dólares da Califórnia apresenta uma ameaça maior do que a crise da dívida grega.

Em Janeiro a agência de ratings Standard & Poor's cortou a notação da dívida californiana, considerando que o Estado não estava a tomar medidas suficientes para reequilibrar as suas contas.

O Cazaquistão não é o único país em desenvolvimento com um risco inferior ao da Califórnia: o Líbano e o Uruguai também parecem reunir maior confiança dos investidores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados