Um empate na receção ao Cazaquistão bastava para a Eslovénia assegurar esta segunda-feira a qualificação direta para o Euro 2024, mas os comandados de Matjaz Kek não fizeram a coisa por menos e venceram, por 2-1.
Com a Dinamarca já apurada, a segunda vaga era disputada precisamente pelas duas seleções que se defrontaram em Ljubljana.
Benjamin Sesko abriu o marcador para a equipa da casa aos 41 minutos, de penálti, mas Ramazan Orazov empatou logo no reatar da partida, aos 48 minutos.
EURO 2024: resultados e classificações.
No entanto, a quatro minutos dos 90, Benjamin Verbic selou o triunfo e o apuramento.
À mesma hora, a Dinamarca perdeu na deslocação ao terreno da Irlanda do Norte, por 2-0.
Morten Hjulmand, médio do Sporting, foi titular e viu Isaac Price fazer o 1-0 aos 60 minutos. À entrada para os últimos dez minutos, Dion Charles fez o 2-0 final.
No outro jogo do grupo, a Finlândia triunfou em casa de São Marino (2-1): Pyry Soiri, com um bis, fez os dois golos dos finlandeses, Filippo Berardi reduziu nos descontos de penálti.
Contas feitas, a Dinamarca termina o grupo na liderança, com os mesmos 22 pontos da Eslovénia, mas vantagem no confronto direto. Cazaquistão e Finlândia terminam com 18 pontos, à frente da Irlanda do Norte (nove) e de São Marino, que não pontuou.