O incrível critério que decidiu o segundo e terceiro lugar do Grupo C - TVI

O incrível critério que decidiu o segundo e terceiro lugar do Grupo C

Euro 2024: Eslovénia-Dinamarca (ANNA SZILAGYI/EPA/LUSA)

Critério de disciplina entregou à Dinamarca o segundo lugar do Grupo C, à frente da Eslovénia

Relacionados

(artigo atualizado)

Situação caricata no Grupo C do Euro 2024, com o terceiro e segundo lugares a serem decididos pelo penúltimo parâmetro de desempate da UEFA. Inicialmente pensava-se que teria sido o último dos critérios a definir a posição da Dinamarca, mas o critério dos cartões ditou destinos.

Num grupo que teve cinco empates em seis jogos, a Eslovénia e a Dinamarca acabaram a fase de grupos exatamente iguais: ambas com três pontos, dois golos marcados, dois sofridos e sem qualquer vitória.

Logo, o critério de desempate esteve baseado nos cartões amarelos e vermelhos de cada equipa. Ainda que ambas as seleções tenham visto seis cartões amarelos, eis que surge o nome de Milivoje Novaković.

O adjunto de Matjaz Kek viu cartão amarelo ao minuto 70 da partida entre a Eslovénia e a Dinamarca.

Por isso, os dinamarqueses conseguiram vantagem neste critério (6-7). Se fosse necessário recorrer ao derradeiro critério de desempate, a seleção nórdica também conseguiria vantagem, uma vez que foi primeira classificada na fase de qualificação para este Europeu.

A Dinamarca fez 16 pontos, enquanto que a Eslovénia fez os mesmos pontos, mas ficou no segundo lugar do grupo.

Resumidamente, a Dinamarca terminou o Grupo C do Euro 2024 em segundo lugar e vai defrontar a Alemanha. A Eslovénia ficou em terceiro e poderá ser, a par da Hungria, adversário de Portugal nos «oitavos»

Eis os critérios de desempate da UEFA na fase de grupos:

a. maior número de pontos obtidos nas partidas disputadas entre as equipas em questão

b. saldo de golos superior resultante das partidas disputadas entre as equipas em questão

c. maior número de golos marcados nas partidas disputadas entre as equipas em questão

d. se, depois de aplicados os critérios a) a c), as equipas ainda mantiverem igualdade na classificação, os critérios a) a c) são reaplicados exclusivamente aos jogos entre as restantes equipas para determinar a sua classificação final. Se este procedimento não conduzir a uma decisão, os critérios e) a i) aplicam-se na ordem dada às duas ou mais equipas ainda empatadas

e. saldo de golos superior em todas as partidas do grupo

f. maior número de golos marcados em todas as partidas do grupo

g. menor total de pontos disciplinares baseado apenas nos cartões amarelos e vermelhos recebidos pelos jogadores e restante staff em todas as partidas do grupo (cartão vermelho = 3 pontos, cartão amarelo = 1 ponto, expulsão por dois cartões amarelos numa partida = 3 pontos)

h. posição no ranking geral da Qualificação Europeia, ou se a Alemanha, a equipa da federação anfitriã, estiver envolvida na comparação, haverá um sorteio.

Continue a ler esta notícia

Relacionados