Zona Euro: défice da balança corrente cai - TVI

Zona Euro: défice da balança corrente cai

Dinheiro [arquivo]

Défice diminui 4.700 milhões de euros

Relacionados
O défice da balança corrente da Zona Euro diminuiu, em Maio. De 5.900 milhões de euros, registados em Abril, o valor passou para 1.200 milhões de euros em Maio, uma diminuição de 4.700 milhões de euros.

Já a balança corrente acumulada de 12 meses, corrigida de dias úteis, até Maio deste ano, registou um défice de 125.1 mil milhões de euros (cerca de 1.4% do PIB da área do euro), o que compara com um défice de 21.7 mil milhões de euros um ano antes. De acordo com o Banco de Portugal (BdP), «esta alteração resultou de uma mudança na balança de bens de um excedente (32.4 mil milhões de euros) para um défice (12.5 mil milhões de euros), aumentos dos défices de rendimentos (12.3 mil milhões de euros para 42.8 mil milhões de euros) e transferências correntes (93.8 mil milhões de euros para 101.0 mil milhões de euros) e uma diminuição do excedente de serviços ( 51.9 mil milhões de euros para 31.1 mil milhões de euros)».

Investimento directo e de carteira

Na balança financeira não corrigida de sazonalidade, o investimento directo e de carteira em conjunto registou entradas líquidas (60 mil milhões de euros) de investimento de carteira (54 mil milhões de euros) e de investimento directo (6 mil milhões de euros), no mês em questão.

Também os derivados financeiros registaram entradas líquidas, no valor de 10 mil milhões de euros.

Segundo Ewald Nowoty, membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu, a Zona Euro deverá registar um crescimento positivo em 2010.
Continue a ler esta notícia

Relacionados