BCE: incerteza continua elevada e pode durar mais que esperado - TVI

BCE: incerteza continua elevada e pode durar mais que esperado

Mapa da Europa

Fundamentais da economia europeia continuam sólidos

Relacionados
O Banco Central Europeu (BCE) admite, no Boletim Mensal de Abril, que, no contexto de turbulência financeira internacional, os países da moeda única apresentam um nível de incerteza «inusitadamente elevado».

A instituição adianta ainda que permanece a existência de riscos que ameaçam abrandar a expansão económica. Recorde-se que o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro desacelerou no quarto trimestre de 2007 para 0,4% face aos 0,7% do trimestre anterior.

Além disso, o BCE alerta que as tensões podem durar mais tempo do que o inicialmente esperado e com impacto mais alargado.

Primeiro trimestre com crescimento moderado

«As últimas informações sobre a actividade económica sustentam as anteriores expectativas de um crescimento moderado no primeiro trimestre de 2008», refere o BCE. Apesar do aumento da inflação, deverá ser o consumo privado a impulsionar a expansão, em linha com o crescimento do rendimento real disponível.

No entanto, e apesar dos riscos, o BCE sublinha que a economia da Zona Euro se apoia em fundamentais sólidos e não apresenta desequilíbrios importantes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados