Jornais diários de 28 de Outubro - TVI

Jornais diários de 28 de Outubro

Ler o jornal (Arquivo)

A apresentação do manifesto eleitoral de Cavaco Silva na quinta-feira e a notícia de que o comboio de alta velocidade só terá duas linhas e parará quatro vezes entre Lisboa e Porto estão hoje em destaque na imprensa.

O Público destaca na primeira página "TGV só terá duas linhas e pára quatro vezes entre Lisboa e Porto" e escreve que o comboio de alta velocidade deverá ter paragens na Ota, Leiria, Coimbra e Aveiro.

De acordo com o matutino, o Governo deverá apresentar no próximo mês uma nova versão do projecto de alta velocidade.

O jornal titula também "Cavaco Silva quer `cooperação estratégica' com a Assembleia e o Governo", numa alusão ao manifesto apresentado pelo candidato às presidenciais no Porto, e "Alterações climáticas devem deixar a Bacia do Tejo com graves problemas de seca".

"Escolhida por Bush para o Supremo Tribunal desiste da nomeação" e "Políticos e mais de 2.000 empresas envolvidos em subornos a Saddam Hussein" são outros títulos do jornal.

O Diário de Notícias realça na capa que "Um quinto dos licenciados portugueses trabalha fora do país".

O jornal escreve que Portugal é o país europeu, entre os de média/grande dimensão, mais afectado pela saída de licenciados e quadros técnicos superiores para o estrangeiro, de acordo com dados do Banco Mundial.

O DN refere "Cavaco promete exercer poderes `activamente'" e refere que o candidato apresentou manifesto eleitoral no Porto.

O jornal destaca também que se as eleições legislativas fossem hoje o "PS recuperaria a liderança" e ganharia, de acordo com o barómetro DN/TSF.

"Europa desenvolve vacina contra a gripe das aves", "Dois portugueses acusados no escândalo do petróleo por alimentos" e "UE quer ultrapassar impasse orçamental até Dezembro" são outros títulos do DN.

"Lucros dos bancos sobem 191 milhões" é a manchete do Correio da Manhã, que adianta que os proveitos dos quatro maiores grupos privados ultrapassam os mil milhões de euros até Setembro.

O matutino titula também "Cavaco vence à primeira volta", de acordo com uma sondagem CM/Aximage, e "Candidato apresentou manifesto no Porto.

"Inundações na cidade de Setúbal", "Casa Pia: Ritto enfrenta primeira vítima em tribunal" e "Julgamento de Vale e Azevedo adiado", por causa da greve de quinta-feira na justiça, são outros destaques do CM.

O Jornal de Notícias titula "Portugal lidera fuga de cérebros a nível europeu" e sublinha que, de acordo com dados do Banco Mundial, um em cada cinco portugueses com qualificação superior vive e trabalha fora do país.

Noutros títulos o jornal refere "Cavaco garante coabitação pacífica", "Vento e chuva fortes atingem toda a zona sul do país", "Finanças ameaçam 40 mil empresas" e "Portugueses apanhados em rede de pedofilia em Espanha".

Na imprensa económica, o Jornal de Negócios puxa para a capa "TGV adiado cinco anos" e escreve que Portugal leva decisão para a Cimeira Ibérica.

Segundo o económico, Portugal vai propor a Espanha o adiamento da ligação em alta velocidade Lisboa/Madrid, inicialmente prevista para 2010, para 2015, podendo mesmo deslizar para 2017.

O Diário Económico destaca "Manuel Pinho esvazia ERSE" e adianta que o Governo retira poderes à entidade reguladora do sector energético.

O 24horas titula "TVI obriga instrutor Marques a estar longe do filho", por causa do "reality show" "1ª Companhia".

As dúvidas sobre a utilização do avançado benfiquista Simão no próximo jogo da Liga, contra a Naval, o único adversário do campeonato a quem Nuno Gomes ainda não marcou um golo, estão hoje em manchete nos jornais desportivos.
Continue a ler esta notícia