Santuário oferece imagem de Nossa Senhora de Fátima a diocese ucraniana - TVI

Santuário oferece imagem de Nossa Senhora de Fátima a diocese ucraniana

  • Agência Lusa
  • 12 mai 2022, 23:30
Imagem de Fátima em Lviv (SOPA Images/ Getty)

A réplica vai ser benzida na sexta-feira, depois das celebrações do 13 de maio

Relacionados

O Santuário de Fátima vai oferecer uma réplica da Imagem Peregrina à diocese de Lviv, na Ucrânia, na sequência de um pedido do arcebispo da Igreja Greco-Católica local, informou esta quinta-feira o reitor do Santuário.

Carlos Cabecinhas disse, em conferência de imprensa, que esta imagem “será benzida na sexta-feira, no final das celebrações da peregrinação aniversária de maio ao santuário da Cova da Iria, “em cerimónia simples, aquando da bênção dos objetos religiosos que os peregrinos levarão consigo”.

O reitor explicou que, na sequência da deslocação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Ucrânia, onde se encontra desde 17 de março, o arcebispo da Igreja Greco-Católica de Lviv pediu o prolongamento da peregrinação por terras ucranianas, “ou a cedência da imagem” a título definitivo.

O Santuário de Fátima deu resposta negativa ao pedido para a cedência definitiva da imagem, “por uma questão de princípio, mas decidiu, de imediato, oferecer uma imagem idêntica à diocese de Lviv”, a qual será benzida na sexta-feira, disse Carlos Cabecinhas.

Quanto à imagem que ainda se encontra na Ucrânia, o reitor adiantou que “foi de imediato dito que podia ficar o tempo que fosse necessário”, para percorrer várias dioceses da Ucrânia.

“Que a Rainha da Paz leve a paz à Ucrânia”, desejou ainda Carlos Cabecinhas.

O anúncio do envio da Imagem nº 13 da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia foi feita pelo Santuário de Fátima no dia 12 de março, em resposta a um pedido do arcebispo metropolita Greco-Católico de Lviv, tendo em conta o conflito com a Rússia.

“Unidos no mesmo espírito de oração, é com agrado que o Santuário de Fátima responde positivamente ao pedido de envio de uma Imagem da Virgem Peregrina de Fátima”, referia a carta enviada pelo Santuário ao arcebispo e metropolita da Igreja Greco-Católica de Lviv, Ihor Vozniak.

Nessa carta, era explicado que a deslocação desta imagem ao território ucraniano, que acontece pela primeira vez, “se deve a este esforço pastoral de oração pela paz no mundo, em especial na Ucrânia”.

A resposta do Santuário surgiu na sequência de um pedido formal de Ihor Vozniak, efetuado em 10 de março.

“Pedimos que nos possam enviar a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia para que possamos rezar pedindo a sua proteção para que a paz regresse ao país”, apelou o metropolita da Igreja Greco-Católica de Lviv.

A Imagem n.º 13 é uma réplica da Imagem n.º 1.

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, “a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor”, segundo informação do santuário.

De acordo com uma nota da instituição, “a génese deste percurso remete para o ano de 1945, pouco depois do final da 2.ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia”.

“A ideia foi retomada em abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina, e, no ano seguinte, no preciso dia da sua coroação, teve início a primeira viagem. Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária, como foi o caso da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, em janeiro de 2019”, acrescenta.

Para responder aos pedidos provenientes de todo o mundo, foram, entretanto, feitas 13 réplicas da primeira Imagem Peregrina.

Continue a ler esta notícia

Relacionados