Para lá de Messi: o que é feito dos jovens que se estrearam no último FC Porto-Barcelona - TVI

Para lá de Messi: o que é feito dos jovens que se estrearam no último FC Porto-Barcelona

Houve dez estreias na única visita do Barça ao Dragão e o Maisfutebol conta-lhe o que aconteceu a todas elas

O Barcelona joga esta noite no Porto, o que naturalmente traz à memória Lionel Messi.

Na primeira e única vez que jogou no Estádio do Dragão, a formação catalã estreou aquele que haveria de se tornar um mito, tanto no clube como no futebol mundial. O então adolescente de 16 anos viria, depois dessa estreia, a ganhar tudo o que havia para ganhar.

Mas Lionel Messi não foi o único a estrear-se nessa noite. Juntando as duas equipas, houve dez estreias nesse particular que serviu para fazer a inauguração do Dragão. Oito, entre os quais Messi, claro, foram estreias absolutas, um estreou-se no futebol europeu e outro estreou-se a titular.

Em 2011, a propósito da final da Supertaça Europeia, no Mónaco, que voltava a opor FC Porto e Barcelona, o Maisfutebol falou com um dos jovens que também se estreou nessa tal noite de 16 de novembro de 2003: Oriol Riera, um produto das escolas do clube catalão.

«Só estar ali, ao lado de Luís Enrique, Xavi ou Rafael Marquez, já era fantástico para nós. Estávamos encantados. Depois quando eu e o Messi começámos a aquecer, acreditámos que íamos entrar. A verdade é que estávamos tão nervosos que não dizíamos uma palavra. Ficamos mudos.  Só falávamos com os olhos. Olhávamos um para o outro e sentíamos o que estávamos a dizer: joder, vamos entrar, vamos jogar», referiu.

«Depois desse jogo a nossa vida mudou muito. Passámos a treinar e a jogar com o Barcelona B, apesar de tanto eu como o Messi sermos juvenis. A verdade, porém, é que só voltámos aos juvenis para disputar a Taça do Rei. Toda a restante temporada foi com a equipa B. O jogo com o F.C. Porto foi um passo que nos permitiu um salto muito importante para as nossas carreiras.»

Está quase a fazer vinte anos que aconteceu esse jogo, que marcou o início da lenda de Messi. Ora por isso, o Maisfutebol foi perceber o que aconteceu aos jovens que se estrearam nessa noite: os do FC Porto e os do Barcelona. Incluindo, claro, esse tal de Messi.

Veja na galeria associada o que foi feito de todos eles.

Continue a ler esta notícia