FC Porto conquista 85.º título: como está a contagem com o Benfica - TVI

FC Porto conquista 85.º título: como está a contagem com o Benfica

Taça de Portugal: FC Porto-Sporting (RODRIGO ANTUNES/LUSA)

Dragões venceram a 20.ª Taça de Portugal da sua história

Relacionados

O FC Porto conquistou neste domingo o 85.º troféu futebolístico da sua história, ao bater o Sporting por 2-1 na final da Taça de Portugal. Com esta vitória, o FC Porto iguala o Benfica em número de troféus, numa contagem que não é no entanto unânime entre os dois clubes.

É um debate que se arrasta há vários anos, e que deriva de diferentes interpretações.

Uma das questões está relacionada com a segunda edição da Supertaça, conquistada pelo Benfica, em 1980. A Federação Portuguesa de Futebol classifica as duas primeiras edições da prova como «oficiosas», mas coloca os vencedores na lista completa.

Ao reivindicar o estatuto de clube nacional com mais títulos, o FC Porto não está a contar essa Supertaça, que o Benfica contabiliza.

De referir ainda que as águias incluem também no palmarés a Taça Latina, conquistada em 1950, mas a UEFA não reconhece esta prova.

Nesta disputa a luta é a dois, já que o Sporting segue no terceiro lugar da lista, mas longe. Tem 55 títulos, contando com o campeonato nacional conquistado esta época.

De notar que os três clubes acrescentaram um troféu à lista em relação ao final da época passada, uma vez que o Benfica venceu a Supertaça em agosto.

Nesta contabilidade, o FC Porto ostenta sete conquistas internacionais, nomeadamente dois títulos de campeão europeu (vitória na Taça dos Campeões de 1986/87 e na Liga dos Campeões de 2003/04), e ainda uma vitória na Taça UEFA, outra na Liga Europa, duas na Taça Intercontinental e uma na Supertaça Europeia.

O Benfica tem dois títulos europeus (duas Taças dos Clubes Campeões Europeus), para além da referida Taça Latina, não reconhecida pela UEFA.

Palmarés do FC Porto: 30 campeonatos, 20 Taças de Portugal, 23 Supertaças, uma Taça da Liga, uma Liga Europa, uma Taça UEFA, dois Mundiais de Clubes, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia e quatro Campeonatos de Portugal.

Palmarés do Benfica: 38 campeonatos, 26 Taças de Portugal, nove Supertaças (uma ainda como prova oficiosa), sete Taças da Liga, duas Taças dos Clubes Campeões Europeus e três Campeonatos de Portugal.

Continue a ler esta notícia

Relacionados