Mês de abril, descansos mil: este mês há cinco fins de semana, três deles compridos - TVI

Mês de abril, descansos mil: este mês há cinco fins de semana, três deles compridos

  • CNN Portugal
  • 3 abr 2023, 12:12
São várias as estratégias a ter em conta para conseguir desligar nas férias, mesmo que não o possa fazer a 100% (Unsplash)

É uma bela capicua: em 31 dias há 13 sem trabalhar. De 1 de abril a 1 de maio, são cinco fins de semana e três feriados durante a semana.

Já planeou bem este mês de abril? É que um cruzamento favorável de fins de semana com feriados convenientemente próximos dos sábados e domingos faz destes 31 dias um arranque primaveril propício ao descanso. 13? Sim, se considerarmos o dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, o que convém à calculadora dos dias não-úteis (mas não inúteis).

Cada trimestre tem 13 fins de semana, o que significa que, em cada três meses, um deles tem cinco fins de semana. É o que acontece em abril, que começou no sábado passado e acabará num domingo. Além disso, 7 de abril é sexta-feira santa, o 25 de abril é a uma terça-feira e o 1º de maio é uma segunda-feira. Ou seja, em abril, há 12 dias sem trabalhar, que passam a 13 somando o 1º de maio. São dois fins de semana compridos e uma ponte.

É o primeiro mês do ano tão generoso nos dias de descanso. Repare-se: em janeiro houve 9 dias sem trabalho, em fevereiro houve 8, em março também 8 – em abril serão 12 (+1).

Além disso, há o domingo de Páscoa, também feriado. Em algumas regiões, na segunda-feira de Páscoa não se trabalha.     

Para o descanso pode contribuir uma meteorologia menos intensa do que o habitual.

Segundo a previsão mensal do IPMA, prevê-se para este mês que tanto a precipitação total semanal como a temperatura média semanal tenham valores abaixo do normal. Ou seja, menos calor que noutros meses de abril – e também menos águas mil.

SAIBA MAIS
2023 vai ter cinco fins de semana grandes. Veja neste calendário interativo as pontes e feriados

 

 

 

Continue a ler esta notícia