PJ volta à Câmara de Lisboa por suspeitas de corrupção na presidência de Medina - TVI

PJ volta à Câmara de Lisboa por suspeitas de corrupção na presidência de Medina

  • Sandra Felgueiras
  • Henrique Machado
  • - notícia atualizada às 14:05
  • 24 jan 2023, 12:48
Câmara de Lisboa

Inspetores da PJ procuraram atas de reuniões da câmara relacionadas com processos urbanísticos apresentados pelo ex-vereador do Urbanismo Manuel Salgado

Relacionados

A Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária está desde o início da manhã a fazer buscas na Câmara de Lisboa, sabe a CNN Portugal, onde regressa uma semana depois, mas agora no âmbito da investigação ao processo conhecido pela operação Tutti Frutti, em que, entre outros, estão a ser investigados os antigos responsáveis pela Câmara Fernando Medina e Duarte Cordeiro, atualmente ministros do Governo.

Ao que apurou a CNN Portugal, as buscas estenderam-se à Assembleia Municipal.

A CML confirmou à CNN Portugal as buscas que se realizaram esta manhã, mas remeteu qualquer esclarecimento para as autoridades judiciais. "Confirmamos a realização de buscas na CML esta manhã. Qualquer esclarecimento sobre as situações em concreto devem ser solicitadas às autoridades judiciais".

Também a Procuradoria-Geral da República garantiu que as buscas realizadas na Câmara de Lisboa estão relacionadas com o processo “Tutti-frutti”, uma investigação iniciada em 2017 sobre alegados favorecimentos de dirigentes políticos a militantes do PSD e do PS.

Os inspetores da PJ chegaram cedo e, segundo fontes da própria autarquia, procuraram atas de reuniões da câmara relacionadas com processos urbanísticos apresentados pelo ex-vereador do Urbanismo Manuel Salgado, durante a presidência de Fernando Medina.

A CNN Portugal sabe que as buscas aconteceram no departamento de apoio aos órgãos e serviços municipais, onde ficam registadas todas as atas das reuniões de Câmara e por onde passam todos os contratos de licenciamento.

É a segunda vez, em menos de uma semana que a Câmara Municipal de Lisboa é visitada pela Polícia Judiciária. Na passada quarta-feira, o Departamento de Urbanismo foi alvo de buscas.

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados