Incêndios: três aldeias em risco no concelho de Mangualde - TVI

Incêndios: três aldeias em risco no concelho de Mangualde

  • Agência Lusa
  • MSM
  • 17 set, 10:27
Incêndio em Nelas
 (Miguel Pereira da Silva/ Lusa)

O incêndio em Nelas provocou até ao momento sete feridos, dois em estado grave

Relacionados

Três populações estão em risco no concelho de Mangualde devido ao incêndio que começou em Penalva do Castelo e que avança para o concelho de Nelas, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros, perto das 09:30.

“O incêndio que começou aqui em Penalva [do Castelo] atravessou Mangualde e está no alinhamento de Nelas e, neste momento, há três populações em Mangualde que estão em risco: Mourilhe, Mesquitela e Fundões”, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, distrito de Viseu.

José Manuel Lopes acrescentou que “há um alerta para Freixiosa, na A25”, que passa entre os concelhos de Mangualde e Penalva do Castelo, “dada a longa extensão do incêndio”.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Nelas, Guilherme Almeida, adiantou à agência Lusa que está “apreensivo com a direção que o incêndio está a ter” para o concelho, também tendo em conta que o município está a ser atingido por outros focos.

“Estamos com reacendimentos em Vale de Madeiros e estamos com uma frente ativa e com muita dificuldade em Carregal do Sal [concelho vizinho de Nelas] e temos este alinhamento que vem de Mangualde”, afirmou Guilherme Almeida.

Segundo fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR), os incêndios estão a obrigar ao corte ao trânsito de várias vias, como o Itinerário Complementar 12 (IC12) em Nelas, a A25 (autoestada25) em Mangualde e as estradas nacionais (EN) 231 e 329, em Nelas e Penalva do Castelo.

Pelas 09:30, o Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões mobilizava 305 operacionais, apoiados por 81 veículos e três meios aéreos, para o incêndio de Folhadal, Nelas, cujo alerta foi pelas 11:53 de segunda-feira.

Em Penalva do Castelo continua ativo o incêndio que deflagrou em Miuzela, concelho de Penalva do Castelo, pelas 00:15 de segunda-feira, que se propagou ao concelho vizinho de Mangualde. Mobilizava 153 operacionais com 45 veículos e dois meios aéreos.

Ainda no concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, um outro incêndio, que começou às 20:16 de domingo, também em mato, na localidade de Valamoso, freguesia de Esmolfe, mobilizava 40 operacionais, apoiados por 14 veículos e um meio aéreo.

Também no distrito de Viseu, no concelho de Vila Nova de Paiva, com início pelas 17:18 de segunda-feira, em Vila Cova à Coelheira, um incêndio em povoamento florestal mobilizava, à mesma hora, 73 operacionais com 19 veículos e um meio aéreo.

O incêndio em Mangualde provocou uma vítima mortal, durante a noite, de doença súbita, confirmou hoje à Lusa fonte da Proteção Civil. Segundo fonte do Comando Sub-Regional Viseu Dão Lafões, a habitação não ardeu.

O incêndio em Nelas provocou até ao momento sete feridos, dois em estado grave.

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados