Mau tempo. Forças Armadas acionadas para reforço de meios em Lisboa - TVI

Mau tempo. Forças Armadas acionadas para reforço de meios em Lisboa

  • CNN Portugal
  • RL
  • 13 dez 2022, 13:32

Proteção Civil solicitou meios das Forças Armadas para reforçar as operações em curso nas áreas mais afetadas

As Forças Armadas foram acionadas para reforço de meios na sequência do mau tempo em Lisboa. A informação foi avançada pelo comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, num ponto de situação feito pelas 12:30.

De acordo com André Fernandes, foi solicitado às Forças Armadas meios com recurso a módulos de alta bombagem para a região de Lisboa, "para reforçar as operações que estão em curso para ajudar àquilo que é a reabilitação mais rápida das áreas afetadas".

"Face a esta situação houve a necessidade de haver este reforço de meios, em particular ao distrito de Lisboa e à cidade de Lisboa", justificou o comandante nacional, detalhando que foram também acionados "logo de manhã" um grupo de bombagem de Santarém, também da força especial da Proteção Civil, bem como um grupo específico do distrito de Viseu "com grande capacidade de bombas de alto débito para auxiliar naquilo que é a reposição da normalidade."

Na conferência de imprensa, a Proteção Civil deu ainda conta de que foram registadas desde as 00:00 de hoje 1.463 ocorrências, tendo a maioria ocorrido no distrito de Lisboa e estão relacionadas com inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terras. Segundo o comando nacional, outros distritos afetados pelo mau tempo são Santarém, Évora, Setúbal e Portalegre.

As 1.463 ocorrências registadas em 12 horas envolveram quase cinco mil operacionais e 1.616 meios terrestres, avançou André Fernandes.  O comandante nacional alertou também para a continuação de chuva forte, que pode ser de trovada, para hoje e quarta-feira, que será acompanhada de vento forte e agitação marítima.

Também o presidente da Câmara de Lisboa disse hoje que tem havido um “reforço constante” das equipas que estão a responder às ocorrências do mau tempo e sublinhou que há situações que não podem ser evitadas pelas características da cidade.

Continue a ler esta notícia