Ford não consegue vender até 45 mil veículos por falta de peças - TVI

Ford não consegue vender até 45 mil veículos por falta de peças

  • CNN
  • Chris Isidore
  • 24 set 2022, 17:00
Ford (AP Photos)

A cadeia de abastecimento global, ainda incapaz de responder, continua a causar o caos na indústria automóvel.

A Ford disse na segunda-feira que fechará o mês de setembro com entre 40 a 45 mil grandes pick-ups e SUV que não podem ser acabados porque a empresa não tem as peças todas.

As negociações com vários fornecedores, que a Ford não identificou, estão a aumentar os custos. A empresa alertou na passada segunda-feira que a escassez e o aumento dos preços dos materiais custarão mil milhões de dólares a mais neste trimestre. As ações da Ford caíram 5% nas negociações pré-abertura, na terça-feira.

O problema dos veículos incompletos deverá ser um revés temporário: embora muitos dos veículos incompletos sejam altamente lucrativos para a empresa, a Ford disse que deve conseguir atingir as suas metas de lucro para o ano inteiro. Isto porque a Ford planeia transferir a receita de vendas que obterá dos veículos quase concluídos para o quarto trimestre.

As empresas do setor automóvel têm-se debatido com vários problemas relacionados com a cadeia de abastecimento, especificamente a escassez de chips de computador, que estrangulou a produção de veículos durante grande parte dos últimos dois anos.

Um veículo tem, em média, centenas de chips de computador que controlam praticamente todos os sistemas de bordo: regulam o fluxo de combustível, ajudam a gerir a poupança de combustível, controlam os recursos de segurança para evitar colisões e regulam os apoios lombares e os aquecedores de bancos.

Esta não é a primeira vez que a Ford constrói veículos com a maioria, mas não todos os chips de computador dos quais necessita. Em março, a empresa anunciou a venda de alguns SUV sem todos os chips menos essenciais, que seriam adicionados mais tarde, depois de serem vendidos aos clientes. Às vezes, foi forçada a fechar temporariamente algumas fábricas devido à falta de chips.

A escassez de veículos, combinada com a forte procura por parte dos consumidores, elevou os preços dos veículos para níveis recordes. Grande parte do lucro inesperado resultante dos preços mais altos vai para as concessionárias - que são empresas independentes - e não para os fabricantes, uma vez que a maioria dos clientes está agora a pagar acima do preço de venda sugerido pelo fabricante. Há décadas que é prática comum os clientes pagarem menos do que o preço sugerido.

A Ford e outros fabricantes de automóveis continuam a prever que os problemas na cadeia de abastecimento vão melhorar. Em julho, o CFO John Lawler disse aos investidores que a empresa esperava ver um “aumento [em] volume até ao segundo semestre do ano, à medida que algumas das restrições sobre os chips fossem aliviadas.”

Não são apenas as fabricantes de automóveis que lidam com os problemas e a escassez na cadeia de abastecimento.

Uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Fabricantes, na segunda-feira, mostrou que 78% dizem que os problemas na cadeia de abastecimento são o principal desafio comercial, com apenas 11% a acreditar que haverá melhorias até ao final do ano.

A mesma pesquisa também descobriu que 76% sublinharam como um problema os custos mais altos das matérias-primas, como os referidos pela Ford, com 40% a dizer que as pressões inflacionárias são piores hoje do que eram há seis meses. E 76% disseram que têm problemas em encontrar os trabalhadores de que precisam.

Também há a preocupação crescente de que a economia dos EUA possa entrar em recessão em breve, com a maioria dos fabricantes à espera de uma recessão no final deste ano ou em 2023.

“Três em cada quatro fabricantes ainda têm uma perspetiva positiva para os seus negócios, mas não há dúvida de que o otimismo diminuiu”, disse Jay Timmons, CEO da NAM.

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