Fundador da Foxconn apresenta candidatura à presidência de Taiwan - TVI

Fundador da Foxconn apresenta candidatura à presidência de Taiwan

  • Agência Lusa
  • AM
  • 28 ago 2023, 08:56
Terry Gou (Associated Press)

Terry Gou, que se candidata como independente, precisa ainda de recolher 290 mil assinaturas para ser elegível

Relacionados

O fundador da Foxconn, Terry Gou, anunciou esta segunda-feira a candidatura oficial às eleições presidenciais de Taiwan, previstas em janeiro do próximo ano, como independente.

"Decidi participar nas eleições presidenciais de 2024 e apresentar a minha candidatura", afirmou o bilionário, numa conferência de imprensa.

No início do ano, Gou tinha afirmado que estava a tentar ser nomeado como candidato às presidenciais pelo Kuomintang (KMT), principal partido da oposição de Taiwan.

Mas o KMT preferiu um antigo chefe da polícia e atual presidente da Câmara da cidade de Nova Taipé, Hou Yu-ih, apesar dos maus resultados nas últimas semanas.

No entanto, o patrão da Foxconn, que se candidata como independente, precisa ainda de recolher 290 mil assinaturas para ser elegível.

Nos últimos meses, Gou, que há muito declarou ambições presidenciais, organizou vários eventos em Taiwan que se assemelharam a campanhas eleitorais.

A Foxconn, também conhecida pelo nome oficial de Hon Hai Precision Industry, é o maior fabricante mundial de produtos eletrónicos e monta dispositivos para muitas empresas, incluindo a Apple.

O vice-Presidente taiwanês, Lai Ching-te, membro do Partido Democrático Progressista da atual líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, é o atual favorito.

Pequim considera Taiwan parte do seu território e ameaça a reunificação através da força, caso a ilha declare formalmente a independência.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

Continue a ler esta notícia

Relacionados