França: 11 mortos após incêndio em casa de acolhimento de pessoas com deficiência física - TVI

França: 11 mortos após incêndio em casa de acolhimento de pessoas com deficiência física

  • CNN Portugal
  • DCT, atualizado às 15:07
  • 9 ago 2023, 09:20

Bombeiros conseguiram retirar 17 pessoas do espaço e uma teve de ser transportada para o hospital

Onze pessoas morreram após um incêndio numa casa de acolhimento de pessoas com deficiência física que deflagrou na manhã desta quarta-feira em Wintzenheim, França. Duas pessoas continuam desaparecidas.

“Infelizmente, não há muitas dúvidas: todas essas pessoas estavam na casa e não puderam sair” e, por isso, “potencialmente morreram”, disse o secretário-geral da autarquia de Haut-Rhin, Christophe Marot, citado pelo Le Monde.

De acordo com o Le Parisien, o alerta foi dado às 06:30 (hora local, mais uma do que em Lisboa) e foram retiradas 17 pessoas do local, tendo uma sido transportada para o hospital com “relativa emergência” por estar em “estado de choque”. Nas primeiras informações dava-se conta do desaparecimento de 11 pessoas, tendo as autoridades locais alertado logo para a possibilidade de estarem mortas.

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, afirmou, numa publicação feita no X (antigo Twitter), que “várias vítimas devem ser lamentadas”.

“O centro operacional de incêndio e resgate do departamento de Haut-Rhin (Codis) adianta que não há a “certeza se as pessoas ficaram [no lar] e quantas [ficaram]”. 

No local estão 76 bombeiros e 40 elementos da Gendarmaria Nacional, tendo o fogo sido controlado rapidamente, como relata o Le Monde, no entanto, o edifício ficou totalmente destruído.


 

Continue a ler esta notícia