Tentaram enganar e roubar esta avó, mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro - TVI

Tentaram enganar e roubar esta avó, mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro

  • TVI
  • MM
  • 5 mar 2023, 16:50
Bonnie Bednarik (imagem do FB da Polícia de Windsor)

Fizeram-se passar pelo neto, para pedir-lhe dinheiro. Ela fingiu acreditar e eles foram detidos

Farta de receber chamadas fraudulentas, Bonnie Bednarik, uma mulher de Windsor, Canadá, decidiu fingir acreditar na fraude, quando se fizeram passar pelo seu neto e lhe pediram dinheiro. Em vez de entregar-lhes o montante pedido, a mulher, de 74 anos, deu-lhes algo que não esperavam: a polícia.

Um dos suspeitos ligou a Bonnie Bednarik na manhã de 1 de março. Disse-lhe que era o neto e que tinha sido detido, depois de ter tido um acidente com um amigo e a polícia ter encontrado comprimidos no porta-luvas. Por isso, precisava da sua ajuda. Ou melhor, precisava de 9.300 dólares canadianos – cerca de 6.400 euros – para pagar a fiança.

Esta era a terceira vez que recebia uma chamada deste género, contou Bonnie Bednarik, em conferência de imprensa. Quando ela perguntou quem falava, o suspeito mostrou-se aborrecido. “Vá lá, é o teu neto”, terá dito, indo ao ponto de “derramar algumas lágrimas” e dizer-lhe que a amava.

Mas a idosa não foi em conversas e disse um nome que não era o do neto, para confirmar que o rapaz estava a mentir.

Para ganhar tempo, Bonnie Bednarik disse que teria de ligar para o banco, para certificar-se que poderia levantar essa quantia, e que o marido não estava em casa e que precisava do carro para ir buscar o dinheiro. Mas, na verdade, ligou para a polícia, que montou uma operação de vigilância junto da sua casa.

As autoridades detiveram dois jovens - Evan Gayowsky, 19 anos, e Noah Kljajic, 22 – quando foram recolher o dinheiro. Segundo o comunicado da polícia de Windsor, foram ainda localizados “pacotes com dinheiro de duas fraudes anteriores”. Uma das vítimas já foi identificada.

Os suspeitos estavam envolvidos num esquema de fraude, em que ligavam a idosos e se faziam passar pelos seus netos para extorquir-lhes dinheiro.

 

Continue a ler esta notícia