Tempo frio está de regresso e "as temperaturas vão descer significativamente" - TVI

Tempo frio está de regresso e "as temperaturas vão descer significativamente"

  • Agência Lusa
  • AM
  • 22 fev 2023, 08:15
Uma manhã fria e branca. Caiu neve em Vila Pouca de Aguiar (Lusa/PEDRO SARMENTO COSTA)

Descida da temperatura, da mínima e máxima, vai também fazer-se sentir devido ao aumento da intensidade do vento, em especial na faixa costeira e nas terras altas

Relacionados

O tempo frio está de regresso a Portugal continental com uma descida significativa das temperaturas máximas entre 5 a 10 graus Celsius, vento forte e precipitação, disse à Lusa o meteorologista Jorge Ponte.

“Vamos ser afetados por uma massa de ar com origem polar. As temperaturas vão descer significativamente, especialmente tendo em conta que na semana passada tivemos temperaturas acima da média e portanto vai fazer-se sentir mais esta descida abrupta”, adiantou o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Jorge Ponte, a descida da temperatura, da mínima e máxima, vai também fazer-se sentir devido ao aumento da intensidade do vento, em especial na faixa costeira e nas terras altas.

“Está prevista também alguma precipitação, mas não muito intensa e a ocorrer será de neve acima de 600 a 800 metros de altitude a partir do final do dia de hoje. Vamos ter temperaturas mínimas dos 6 a 8 graus na zona de Lisboa, de 2 a 4 no Porto e negativas na região interior norte e centro, para a qual já foram emitidos avisos de tempo frio”, disse.

O IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real para entre as 00:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

“Para amanhã, quinta-feira, vai sentir-se uma descida acentuada da temperatura entre 05 a 10 graus relativamente aos dias anteriores. Vamos ter máximas de 12 a 13 graus em Lisboa, no litoral entre 12 e 14, mais altas na região sul, e no interior abaixo dos 10 graus pelo menos até sábado”, precisou.

Segundo Jorge Ponte, pelo menos até ao fim de semana as temperaturas vão manter-se baixas.

Continue a ler esta notícia

Relacionados