"Isto ainda não acabou." Americanos aconselhados a usar máscara por causa do fumo dos incêndios - TVI

"Isto ainda não acabou." Americanos aconselhados a usar máscara por causa do fumo dos incêndios

  • CNN Portugal
  • CNC
  • 8 jun 2023, 20:34

O fumo proveniente dos fogos descontrolados no Canadá tem-se alastrado para sul. A quantidade de partículas tóxicas no ar levou as autoridades sanitárias de vários estados a emitir um alerta para a qualidade do ar. O estado de Nova Iorque disponibiliza um milhão de máscaras e a governadora avisa: "Fique em casa e fique alerta"

Relacionados

O fumo de vários fogos fora de controlo no Canadá arrasta-se para sul, sobre os Estados Unidos. Esta cinza opaca está a afetar uma dúzia de estados e já levou ao lançamento de um alerta sobre a qualidade do ar por parte das autoridades sanitárias de vários estados ao longo da faixa atlântica, até aos Estados de Carolina do Norte e Carolina do Sul, na passada quarta-feira. Várias atividades ao ar-livre, como espétaculos e competições desportivas foram canceladas devido à qualidade do ar. 

Para além de uma centena de americanos ter sido aconselhada a ficar em casa, voltou a ser recomendado o uso de máscaras. Kathy Hochul, governadora do estado de Nova Iorque, afirma que o estado vai disponibilizar um milhão de máscaras ao público e classifica a qualidade do ar como "sem precedentes" e "uma situação muito grave e perigosa" para as pessoas.

"A qualidade do ar continua má em Nova Iorque. A nossa mensagem é simples: Fique em casa e fique alerta. Embora as condições estejam a melhorar, os alertas de qualidade do ar permanecem em vigor. Isto ainda não acabou. Mesmo que o ar fique mais claro amanhã, estaremos preparados para que os ventos mudem e o volte", disse a governadora numa mensagem no Twitter esta quinta-feira à tarde.

"Uma pessoa saudável pode ser capaz de suportar um ou dois dias sem grandes problemas, mas a estes níveis, mesmo essas pessoas estão em risco", disse Purvi Parikh, alergologista e imunologista da New York University Langone Health e da Rede de Asma e Alergia ."Mas quem é vulnerável corre um risco muito maior. Os mais vulneráveis são os idosos, as crianças, as pessoas com problemas pulmonares subjacentes como a asma, a doença pulmonar obstrutiva crónica, o cancro do pulmão, as doenças cardíacas e até mesmo para as mulheres grávidas", explicou à CNN International.

O imunologista afirma que mesmo com máscaras irá sentir-se o cheiro do fumo no ar, mas a máscara permite bloquear a inalação de partículas desde que a qualidade da máscara utilizada seja boa e se ajuste ao rosto do utilizador.

Várias escolas foram encerradas na terça-feira passada em Newark, Nova Jersey, e em Yonkers e Long Beach, ambas no estado de Nova Iorque, de acordo com a CBS News. Outras escolas cancelaram atividades ao ar livre, em Nova Iorque. Jogos de diferentes modalidades desportivas foram igualmente cancelados devido à qualidade do ar. As praias de Nova Iorque também vão continuar fechadas e o zoo da cidade foi encerrado, bem como todos os parques e campos de golfe do estado. Todos os espetáculos da Broadway foram cancelados e muitas instituições públicas mandaram os seus funcionários para casa.

Também os voos foram suspensos, devido à fraca visibilidade, e a Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jérsia limitou as velocidades a cerca de 48 quilómetros por hora nas pontes, devido à falta de visibilidade.

Mais de 75 milhões de pessoas na costa oriental dos Estados Unidos da América estão a ser afetadas por esta nuvem de cinzas que se alastra do Canadá e esta nuvem de poluição pode causar problemas respiratórios, até mesmo a quem não sofre de problemas de respiração, como a asma, dependendo de pessoa para pessoa e da quantidade de tempo de exposição ao ar.

Continue a ler esta notícia

Relacionados