Chuvas e ventos mais intensos do furacão Milton devem-se a alterações climáticas - TVI

Chuvas e ventos mais intensos do furacão Milton devem-se a alterações climáticas

  • Agência Lusa
  • 12 out 2024, 08:51
Florida à espera do furacão Milton. EPA

De acordo com um estudo publicado esta semana, chuvas similares às do furacão Milton são hoje cerca de duas vezes mais prováveis devido ao aquecimento global, que já é de 1,3º C em relação à era pré-industrial

Relacionados

As chuvas do furacão Milton, que provocou pelo menos 16 mortos nos Estados Unidos, foram cerca de 20% a 30% superiores devido às alterações climáticas, assim como os ventos foram 10% mais intensos, de acordo com especialistas.

Os trabalhos da rede World Weather Attribution (WWA) concluem que sem as alterações climáticas, o furacão teria tocado terra na Florida na categoria 2, ao invés da categoria 3, de acordo com a escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade dos ventos numa escala até cinco níveis.

De acordo com a agência americana de observação oceânica e atmosférica (NOAA), os riscos de prejuízos são multiplicados por quatro a cada aumento de categoria.

A análise do grupo WWA indica igualmente que chuvas similares às do furacão Milton são hoje cerca de duas vezes mais prováveis devido ao aquecimento global, que já é de 1,3oC em relação à era pré-industrial.

A análise rápida, publicada apenas dois após a passagem do Milton pela Florida, é menos aprofundada do que os estudos frequentemente realizados por deste grupo de investigadores internacionais.

Os investigadores publicaram na quarta-feira um trabalho detalhado sobre o furacão Hélène, que atingiu a Florida duas semanas antes do Milton, portanto, com muitos fatores semelhantes.

Os resultados do Milton são também consistentes com outros relativos a furacões na mesma zona, de acordo com a WWA.

“Estamos, por isso, confiantes no facto de que as mudanças nas fortes chuvas (do Milton) são imputáveis às alterações climáticas de origem humana”, escreveu o grupo na sua análise.

A rápida intensificação do Milton foi favorecida “por temperaturas muito elevadas da superfície do mar no Golfo do México”, acrescentam.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

IOL Footer MIN