PJ detém suspeito de corrupção desportiva na AF Aveiro - TVI

PJ detém suspeito de corrupção desportiva na AF Aveiro

Bola e baliza (Thomas Kienzle/AP)

Autoridades cumpriram mandados de busca em residências e na sede de um clube de Santa Maria da Feira; caso estará relacionado com o jogo entre o Mansores e o Lobão

Relacionados

A Polícia Judiciária (PJ) informou esta quarta-feira que foi detido em Santa Maria da Feira um suspeito da prática do crime de corrupção ativa no campeonato distrital da AF Aveiro.

As autoridades comunicaram que a detenção ocorreu na sequência de «uma operação policial para cumprimento de mandados de busca e detenção, no âmbito de investigação de corrupção na atividade desportiva».

Depois de executados os mandados de busca a residências dos suspeitos e à sede de um clube, uma pessoa foi detida. O suspeito vai agora ser presente ao juiz para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

Ainda de acordo com a PJ, os factos da investigação remontam à última jornada da 1.ª fase do campeonato SABSEG da Associação de Futebol de Aveiro. A Lusa noticia que o caso estará relacionado com suspeitas de aliciamente a alguns jogadores do Mansores para que perdessem com o Lobão, num jogo relativo à 18.ª jornada da primeira fase, Zona Norte, do Campeonato SABSEGG, realizado a 5 de fevereiro, no campo das Relvas, em Arouca.

A partida terminou com a vitória por 2-0 da equipa de Santa Maria da Feira, que garantiu o quarto lugar da classificação geral, a última vaga para a fase de apuramento de campeão e de subida ao Campeonato de Portugal.

O caso foi participado pelo clube arouquense à AFA que, em comunicado, divulgado a 9 de fevereiro, confirmou ter sido recebido pelo Conselho de Disciplina uma participação da União Desportiva Mansores dando conta de factos que «podem eventualmente revestir natureza criminal e que se encontrarão a ser investigados pelas instâncias judiciárias competentes».

«A participação, naturalmente, seguirá a tramitação adequada junto do órgão disciplinar da AFA mantendo-se, por isso, todos os procedimentos e datas agendadas para a continuação da competição», lê-se no comunicado da associação citado pela Lusa.

Na altura, o presidente do Lobão negou as acusações de corrupção e chegou mesmo a oferecer um prémio a quem denunciasse o autor da denúncia sobre a eventual tentativa de aliciamento de jogadores do Mansores.

[artigo atualizdo às 15h32]

Continue a ler esta notícia

Relacionados