UEFA reformula Champions feminina e cria segunda competição de clubes - TVI

UEFA reformula Champions feminina e cria segunda competição de clubes

Champions feminina: Barcelona-Benfica (EPA/Alejandro Garcia)

Novo modelo é inspirado naquele que vai ser adotado no futebol masculino

Relacionados

A UEFA anunciou, esta segunda-feira, a criação de uma segunda competição feminina de futebol, assim como a reformulação do atual modelo da Liga dos Campeões, para uma prova de 18 clubes em grupo único e seis adversários, a partir de 2025/26.

Neste modelo, inspirado pelo que entrará em vigor no futebol masculino na próxima época, os quatro primeiros avançam para os quartos de final, enquanto as oito equipas classificadas entre os quinto e o 12.º lugares vão disputar um play-off, a duas mãos, para se encontrar as outras quatro.

«Esta mudança de formato significa que, sem aumentar o número de jogos nesta fase, as melhores equipas vão defrontar-se com mais frequência e mais cedo, e que todas as formações terão jogos mais competitivos e uma grande variedade de adversários», justificou o organismo, em comunicado.

Já a segunda competição de clubes, em formato de eliminatórias, garante que «ainda mais equipas poderão competir contra adversários europeus e que algumas formações afastadas nas primeiras eliminatórias da Liga dos Campeões terão uma segunda oportunidade de disputar uma competição continental».

«A qualificação para ambas as competições permanecerá aberta e será conseguida através do desempenho de uma equipa no seu campeonato nacional», esclareceu a UEFA.

Continue a ler esta notícia

Relacionados