Galp e Northvolt escolhem Setúbal para unidade avançada de conversão de lítio - TVI

Galp e Northvolt escolhem Setúbal para unidade avançada de conversão de lítio

  • Agência Lusa
  • AM
  • 13 abr 2022, 15:19
Galp e Northvolt (DR)

Empresas deverão gerar a criação de “aproximadamente 200 postos de trabalho diretos e 3.000 indiretos”

A Galp e a Northvolt anunciaram esta quarta-feira a escolha de Setúbal para a construção de uma unidade avançada de conversão de lítio, assinalando que as operações no parque industrial Sapec Bay deverão iniciar-se “até ao final de 2025”.

Num comunicado divulgado, as duas empresas estimam um investimento de cerca de 700 milhões de euros neste projeto e a criação de “aproximadamente 200 postos de trabalho diretos e 3.000 indiretos”.

A fábrica, que as empresas dizem que será uma “das maiores e mais sustentáveis da Europa”, deverá ter capacidade para uma produção inicial entre 28.000 e 35.000 toneladas de lítio.

“Setúbal merece este investimento. A Câmara Municipal de Setúbal e as juntas de freguesia têm investido na qualificação deste território. Todos reconhecem esta realidade que é o resultado de uma grande vontade de fazer mais Setúbal", afirmou o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins.

Andy Brown, CEO da Galp, considera que "este é o tipo de projeto que Portugal e a Europa devem desenvolver para o crescimento económico e para a construção de um futuro energético sustentável

"Esta unidade em Setúbal representa um marco para a Europa no caminho para a construção de um ecossistema completo de baterias no continente, ao mesmo tempo que demonstra uma abordagem sustentável ao processo de conversão do lítio", disse Paolo Cerruti, Co-Fundador e COO da Northvolt.

Continue a ler esta notícia