BBC afasta Gary Lineker após tweet polémico sobre lei da imigração - TVI

BBC afasta Gary Lineker após tweet polémico sobre lei da imigração

Gary Lineker

Estrela do programa "Match of the Day" viu-se envolvido em polémica, depois de ter comparado a nova lei da imigração às "ideias da Alemanha dos anos 30", numa referência ao regime nazi de Adolf Hitler

Relacionados

O antigo futebolista inglês Gary Lineker vai deixar de apresentar o programa "Match of the Day" na BBC, pelo menos temporariamente. A informação consta num comunicado da televisão pública britânica divulgado esta sexta-feira, que refere que o comentador desportivo foi afastado da apresentação até existir um acordo sobre "a utilização de redes sociais". A BBC diz que a mensagem do apresentador partilhada no Twitter sobre a nova lei da imigração do Reino Unido "viola as diretrizes" da estação e que o antigo avançado "não deve tomar partido em assuntos ou polémicas de ordem política".

Lineker viu-se envolvido em polémica depois de ter comparado a nova lei  da imigração às "ideias da Alemanha dos anos 30", numa referência ao regime nazi de Adolf Hitler. A comparação, partilhada no Twitter, na terça-feira, terá enfurecido o governo liderado por Rishi Sunak e a BBC foi pressionada a rescindir com o comentador desportivo.

Na quarta-feira a BBC já tinha emitido um comunicado sobre a polémica, dando conta de ter tido uma "conversa franca" com Lineker sobre as diretrizes de imparcialidade que regem a estação.

Questionado pelos jornalistas se tinha falado com o diretor-geral da BBC, Lineker respondeu que sim e acrescentou que os dois "falam frequentemente". E à pergunta sobre se mantinha o que escreveu no Twitter, o ex-avançado inglês foi taxativo: "claro", afirmou.

Vários membros do governo insurgiram-se contra o tweet da estrela da BBC. A ministra do Interior, Suella Braverman, disse que os comentários "diminuem a tragédia indescritível" que foi o Holocausto e, em declarações ao programa "Political Thinking" da BBC, foi mais longe, afirmando que a comparação é "ofensiva". A governante notou que o marido é judeu e que, por isso, a sua família sente "de forma muito profunda o impacto do Holocausto".

Também na quinta-feira, a ministra da Cultura, Lucy Frazer, afirmou no parlamento que o comentário de Lineker era "desapontante e inapropriado", referindo que a sua mãe foi uma das refugiadas que conseguiu fugir da Alemanha Nazi. Frazer disse que a BBC "era independente do governo", mas defendeu a importância de a televisão se manter imparcial para "manter a confiança do público que paga uma taxa para a sua licença".

Na quinta-feira, também no Twitter, Lineker agradeceu o "apoio incrível" que recebeu desde que a polémica estalou, lamentou que "a história tenha tomado proporções ridículas" e deu a entender que ia continuar como apresentador da BBC. "Mal posso esperar para apresentar o 'Match of The Day' de domingo", indicou. O que, afinal, não vai acontecer.

Recorde-se que o governo britânico apresentou esta terça-feira no parlamento uma nova lei destinada a impedir que os migrantes entrem no Reino Unido ilegalmente. De acordo com o projeto de lei, as pessoas que entrarem no país ilegalmente serão detidas e rapidamente enviadas para o seu país de origem, se tal for considerado seguro, ou para um terceiro país como o Ruanda. "É exatamente isso que esse projeto de lei fará, é assim que vamos parar os barcos", anunciou Suella Braverman, ministra do Interior. 

A nova legislação permitirá que as pessoas sejam detidas, sem fiança ou qualquer decisão judicial durante os primeiros 28 dias. Apenas menores de 18 anos, doentes ou pessoas em risco de danos irreversíveis estarão isentos da extradição.

Continue a ler esta notícia

Relacionados