CNN elege as pequenas cidades mais bonitas da Europa e há uma portuguesa na lista - TVI

CNN elege as pequenas cidades mais bonitas da Europa e há uma portuguesa na lista

  • Pedro Falardo
  • 4 nov 2021, 14:11
Guimarães (arquivo)

Canal americano destaca a sua importância na história de Portugal

A CNN elegeu as pequenas cidades mais bonitas para visitar na Europa. Entre localidades pitorescas como Giethoorn, a Veneza dos Países Baixos, ou Mostar, um dos destinos mais populares dos Balcãs, surge uma portuguesa.

O canal norte-americano considera Guimarães “crucial” para a história de Portugal, dado ter sido a primeira capital do país. A CNN destaca o centro medieval da cidade, que permanece “intacto, com conventos, palácios antigos e um castelo em ruínas”.

Os visitantes são também convidados a experimentar o doce local, a torta de Guimarães, em vez de comer o tradicional pastel de nata.

Este cidade era bastante procurada por turistas estrangeiros, especialmente espanhóis, antes de pandemia, tendo atingido um pico de 76% na taxa de ocupação da hotelaria entre os meses de junho e agosto de 2018 e 2019, segundo um relatório do Turismo de Guimarães.

O corrente ano foi de recuperação do choque de 2020, com uma subida de 21% na taxa de ocupação face ao ano anterior. Apesar disso, todos os indicadores continuam abaixo dos níveis pré-pandemia.

Lista completa:

Giethoorn, Países Baixos;

Roscoff, França;

Anghiari, Itália;

Nafplio, Grécia;

Mostar, Bósnia e Herzegovina;

Mazara del Vallo, Itália;

Guimarães, Portugal;

Clovelly, Reino Unido;

Dinkelsbuhl, Alemanha;

Korcula, Croácia;

Kenmare, Irlanda;

Piran, Eslovénia;

Reine, Noruega;

Regencos, Espanha;

Tarnow, Polónia.

Continue a ler esta notícia