Chamadas na rede móvel vão ser mais baratas até 2005 - TVI

Chamadas na rede móvel vão ser mais baratas até 2005

Telemóvel

A autoridade de supervisão das comunicações, Anacom, vai apresentar, em Novembro, um projecto que obriga a um controlo dos preços de terminação das chamadas da rede fixa para a rede móvel e entre redes móveis, disse ao DN fonte do regulador das comunicações.

Relacionados
Na prática, o objectivo é descer os preços daquelas chamadas, tornando-os mais próximos dos valores médios da União Europeia, segundo noticia o Diário de Notícias.

Depois de constatar que as tarifas de terminação móvel (tanto nas chamadas fixo-móvel, como nas móvel-móvel) praticadas em Portugal são elevadas em comparação com a UE, a Anacom decidiu avançar com o projecto. Aos três operadores - TMN, Vodafone e Optimus - será dada a oportunidade de consulta e posterior elaboração de comentários, de acordo com as normas comunitárias. Após esse período de consulta, que tem um mínimo de 20 dias, a Anacom tomará uma decisão final.

Na prática, «até ao final do ano, os preços deverão ser reduzidos», afirmou a mesma fonte.

A Anacom ainda tentou resolver o problema através do diálogo entre os três operadores móveis mas, como demostram os dois comunicados emitidos ontem pela Vodafone e Optimus, o acordo «amigável» não foi possível.

«GUERRA». Num comunicado enviado ontem à comunicação social, a Vodafone afirma que os clientes que ligam da rede fixa para um número da Optimus estão a pagar mais 30% do que quando ligam para as restantes redes móveis nacionais. A razão deve-se aos preços «praticados pela Optimus nas tarifas de terminação das chamadas provenientes da rede fixa e terminadas na sua rede móvel, que são cerca de 60% superiores aos praticados pela concorrência Vodafone e TMN».

Por esta razão, a Vodafone solicitou a intervenção da Anacom, para que fixe um preço idêntico ao praticado pelas duas operadoras.

A Vodafone vai ainda mais longe, chegando a afirmar que a actual tarifa fixo-móvel da Optimus «é, provavelmente, a mais elevada da Europa», apresentando um gráfico para o comprovar.

«Pelo menos há dois anos que temos descido os preços, depois de uma recomendação da Anacom. A TMN adoptou o mesmo procedimento, mas a Optimus nada fez, provocando uma distorção concorrencial que está a prejudicar os consumidores», afirmou ao DN a porta-voz da Vodafone.

A resposta da Optimus, também por comunicado, surgiu horas mais tarde, com a operadora da Sonaecom a acusar a Vodafone de ser responsável pela manutenção das tarifas de chamadas da rede fixa para as restante redes móveis.
Continue a ler esta notícia

Relacionados