Fórum: Vítor Constâncio acredita que problema do défice é «resolúvel». Está de acordo? - TVI

Fórum: Vítor Constâncio acredita que problema do défice é «resolúvel». Está de acordo?

constancio_victor

Como é que Portugal vai conseguir livrar-se do problema do défice? Acha que existe solução ou o Estado vai ter de continuar a vender património?

O Governador do Banco de Portugal (BdP), Vitor Constâncio, disse esta quinta-feira considerar positivo a assinatura de um Pacto de Regime entre os vários partidos de forma a resolver o problema orçamental, apesar de considerar que este é resolúvel.

Na apresentação do Boletim Económico do Banco de Portugal, referente a Dezembro, o Governador do BdP, disse que partilhava da opinião do Presidente da República, Jorge Sampaio, sobre esta matéria, uma vez que o equilíbrio das finanças públicas é uma questão que interessa a todos, independentemente, de quem venha a estar no Governo, depois de Fevereiro.

«Acho que isso era positivo. Disse-o várias vezes no passado em vários momentos em que essa questão foi suscitada e até objecto de iniciativas concretas (¿)», disse.

O Governador acrescentou que «deveria haver a compreensão de que uma resolução do problema orçamental é do interesse de todos independentemente das diferenças legítimas que têm em relação à orientação da política fiscal, da composição das despesas e até do nível das despesas.»

Tudo em prole do interesse do país uma vez que «na situação em que chegámos ser+a fácil haver um consenso em torno da ideia (do problema orçamental) (¿) temos que realmente resolver o problema», voltou a afirmar.

Sobre as questões que um eventual Pacto de Regime envolveria, para além do défice, Constâncio disse apenas que «não vou alargar a ambição de um acordo desse tipo (¿) reagi apenas à pergunta em torno da resolução do problema do orçamental.»

Agora para deixar a sua opinião seleccione a opção Comentar Artigo
Continue a ler esta notícia