Ficou preso na neve, mas "fez decisões inteligentes". Graças a um drone, a ajuda veio do céu - TVI

Ficou preso na neve, mas "fez decisões inteligentes". Graças a um drone, a ajuda veio do céu

  • CNN Portugal
  • MCP
  • 10 mar 2023, 20:15
Drone (foto FB Lane County Sheriff's Search and Rescue)

Sem rede no telemóvel, o homem conseguiu pedir socorro através da ajuda de um drone

Um homem conduzia pelo estado de Oregon, nos Estados Unidos, quando o carro ficou preso, em Willamette National Forest, uma zona que não tem grande manutenção no Inverno.

Assim que se apercebeu que o carro estava preso na neve, tentou pedir ajuda, sem sucesso. Não tinha rede no telemóvel e a situação era especialmente preocupante já que a família não estava no país e nem sabia por onde ele andava.

Felizmente, tinha um drone consigo. O homem então escreveu uma mensagem a pedir ajuda, agarrou o telemóvel ao drone e mandou a sua única hipótese de ser salvo pelos ares, na esperança de encontrar algum sinal de rede.

 E não foi em vão. Graças à sua criatividade, as autoridades foram capazes de o localizar, assim como a um outro condutor, preso já há vários dias na neve.

 “Apesar das circunstâncias que o levaram àquela situação, ele fez várias decisões muito inteligentes”, diz o programa de buscas e salvamento de Lane County Sheriff, elogiando, também, a escolha do homem ter permanecido dentro do carro. 

Ainda assim, as autoridades não deixaram de alertar para a necessidade de se alertar familiares ou amigos sobre onde se poderá vir a estar e a evitar sair perante condições arriscadas.

A equipa de buscas e salvamento acrescentou que grande parte dos veículos que encontram são grandes veículos, cujos donos acreditam estar preparados para sair de uma situação destas. “Em vez de pensarem se conseguem sair de uma parte da neve, pensem no que pode acontecer se ficarem presos”, dizem.

Continue a ler esta notícia