Negócios no comércio a retalho deslizam 1,1% - TVI

Negócios no comércio a retalho deslizam 1,1%

Lojas de chineses

O volume de negócios no comércio a retalho caiu 1,1% em Setembro.

Relacionados
Já o emprego, as remunerações e o número de horas trabalhas, neste sector apresentaram taxas de variação homólogas positivas de 2,6%, 7,6% e de 1,5%, respectivamente, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Assim, a redução homóloga do índice agregado do volume de negócios foi determinada pelo comportamento do agrupamento de produtos não alimentares que registou uma variação homóloga de menos de 2,2%, no mês de referência.

O emprego no comércio a retalho subiu 2,6%, ou seja, mais 0,4 pontos percentuais (p.p.) relativamente ao mês de Agosto. O emprego no comércio de produtos alimentares progrediu 6,7% em Setembro, mais 0,9 p.p. do que o crescimento verificado no mês passado.

Já as remunerações brutas cresceram 7,6% em Setembro relativamente ao mesmo período do ano anterior, registando uma ligeira quebra de 0,3 p.p. relativamente a Agosto. O agrupamento de produtos alimentares obteve uma taxa de variação homóloga de 13%, 0,6 p.p. inferior ao verificado em Agosto.

O abrandamento nas horas trabalhadas resultou do comportamento do agrupamento de comércio de produtos não alimentares, que registou uma variação homóloga de menos de 1,3%, conclui o INE.
Continue a ler esta notícia

Relacionados