Hospital quer mães a amamentar - TVI

Hospital quer mães a amamentar

  • Portugal Diário
  • 31 jul 2007, 13:06
1300 grávidas alcançam recorde do Guinness

Palestras e testemunhos mostram as vantagens do aleitamento

Os hospitais do Algarve celebram quarta-feira o Dia Internacional do Aleitamento Materno e a Semana Mundial da Amamentação com palestras de apoio à amamentação e testemunhos reais de mães que aleitaram os filhos recém-nascidos.

«Queremos agarrar as mães grávidas e as adolescentes e sensibilizá-las a dar mama desde a primeira hora de vida do bebé, porque não é fácil e exige paciência», adiantou à Lusa Josefina Torrã, enfermeira conselheira de amamentação do Hospital de Faro.

Segundo a enfermeira Josefina Torrão «90 a 95 por cento das mães saem do Hospital de Faro a dar mama, mas ao fim de um mês nem 50 por cento está a amamentar» e é nesse ponto que é preciso formar as mães e apoiá-las a não desistir de aleitar.

No Hospital Distrital de Faro (HDF), os testemunhos de mães que amamentaram os seus bebés são o ponto alto do workshop intitulado «Porquê amamentar» que vai ter lugar às 11:00, no auditório daquela instituição hospitalar.

As vantagens e benefícios da amamentação tanto para bebés como para mamãs é o principal tema do encontro dirigido a futuras mães, grávidas, profissionais e técnicos de saúde e público em geral, mas o encontro conta também com um grupo de conselheiras em aleitamento materno do HDF e a coordenadora regional de saúde infantil que vão defender o aleitamento materno desde o nascimento bebé.

O HDF está a preparar a sua candidatura ao título de «Hospital Amigos dos bebés», uma distinção dada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e cujo objectivo é premiar o incentivo do aleitamento materno e que deve estar pronta até ao final do ano, disse à Lusa a enfermeira conselheira de amamentação Josefina Torrão.

Além do HDF, também o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), em Portimão, vai aproveitar o Dia Internacional do Aleitamento Materno e a Semana Mundial da Amamentação, que decorre de 01 a 07 de Agosto, para realizar diversas iniciativas a defender a importância da amamentação nas primeiras horas de vida dos bebés.

Uma palestra, aberta ao público, intitulada «Amamentação/Saúde Oral - a importância da amamentação na prevenção da má oclusão e na prevenção da respiração bucal» vai ter lugar quarta-feira, às 15:00, no auditório do HCBA.

«Amamentação: a primeira hora salva um milhão de bebés» é o tema mundial das comemorações mundiais, e o HCBA vai celebrá-las ainda com uma exposição no hall de entrada e distribuição de folhetos informativos, além da palestra.
Continue a ler esta notícia