Keyla Brasil encontrada: "Está em segurança, não diremos mais até que ela possa falar" - TVI

Keyla Brasil encontrada: "Está em segurança, não diremos mais até que ela possa falar"

Keyla Brasil

Estava desaparecida há três dias. Recebeu várias ameaças de morte depois de ter interrompido uma peça de teatro devido à discriminação das pessoas transgénero

A atriz Keyla Brasil, que estava desaparecida desde sexta-feira à tarde, foi encontrada esta segunda-feira "em segurança". O anúncio foi feito pela Casa T, estrutura de acolhimento de imigrantes trans. 

"Keyla Brasil foi encontrada hoje e já está em segurança. Ela se manterá em recolhimento para que possa se recuperar de tudo o que está passando. Visando sua segurança, não compartilharemos mais informações sobre o caso até que ela mesma possa falar por si. Obrigada por todos os esforços realizados para encontrá-la. Seguimos vivas em em cuirlombo", lê-se na publicação. 

No dia 19 de janeiro, a atriz brasileira invadiu o palco do teatro São Luiz, em Lisboa, durante a apresentação da peça "Tudo Sobre a Minha Mãe", e gritou "transfake" pelo facto de a personagem trans "Lola" ser representada pelo ator não-trans (ou cisgénero) André Patrício. A partir daqui, a ativista recebeu várias ameaças, incluindo de morte.

Por estar a ser alvo de tantas ameaças, Keyla Brasil decidiu sair de Lisboa e refugiar-se algures no interior do país. A última vez que tinha sido vista foi em Tábua, uma vila do distrito de Coimbra, quando se preparava para apanhar um autocarro de regresso a Lisboa. Desde então que estava incontactável. 

No protesto, a atriz exigiu representatividade em palco para a comunidade trans, lembrando que a falta de oportunidades para pessoas como ela podia atirá-las para contextos perigosos, como o da prostituição. Lembrou mesmo que, por não ter trabalho como atriz, poderia ter "morrido" na semana anterior no Parque Eduardo VII, em Lisboa, onde é trabalhadora do sexo. Segundo a mulher, e do movimento de combate ao "transfake" que a acompanha, ao existirem personagens trans no texto de uma peça de teatro, essa circunstância deveria ser aproveitada para integrar pessoas transsexuais. Aliás, em "Tudo Sobre a Minha Mãe", havia inclusivamente uma atriz transsexual, Gaya de Medeiros, no desempenho da personagem Agrado. 

A peça, com texto de Samuel Adamson, a partir do filme de Pedro Almodóvar com o mesmo título, e encenação de Daniel Gorjão, uma coprodução Teatro do Vão, Rivoli Teatro Municipal do Porto e São Luiz Teatro Municipal, esteve em cena desde 11 janeiro e até este domingo. Na sequência do protesto, o encenador anunciou a integração no elenco da atriz trans Maria João Vaz para interpretar o papel de Lola. 

Continue a ler esta notícia