Marcelo promulga atribuição de doutoramentos pelos institutos politécnicos - TVI

Marcelo promulga atribuição de doutoramentos pelos institutos politécnicos

  • Agência Lusa
  • PF
  • 27 mar 2023, 20:49
Marcelo Rebelo de Sousa (Foto: Bienvenido Velasco/EPA)

A legislação terá efeitos no primeiro dia do ano letivo subsequente ao da sua publicação

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma do parlamento que prevê a atribuição de doutoramentos pelos institutos politécnicos.

O decreto, aprovado em 24 de fevereiro, "valoriza o ensino politécnico, alterando a Lei de Bases do Sistema Educativo e o regime jurídico das instituições de ensino superior".

Ao abrigo do diploma, o grau de doutor passará a ser conferido, a par das universidades, pelos institutos politécnicos, que podem adotar a designação em língua inglesa de Polytechnic University, "no quadro da sua política e estratégia de internacionalização", mas em simultâneo com a sua designação em língua portuguesa, que é obrigatória (requisito que é válido também para as universidades).

O grau de doutor só poderá ser concedido pelos estabelecimentos de ensino com recursos humanos e organizativos "necessários à realização de investigação" e que possuam "experiência acumulada nesse domínio sujeita a avaliação e concretizada numa produção científica e académica relevante".

A legislação terá efeitos no primeiro dia do ano letivo subsequente ao da sua publicação (previsivelmente no ano letivo 2023-2024).

Continue a ler esta notícia