Morreu Ferreira Diniz, médico e condenado do processo Casa Pia - TVI

Morreu Ferreira Diniz, médico e condenado do processo Casa Pia

  • Agência Lusa
  • BCE
  • 29 mar 2022, 17:57
Ferreira Diniz - Apresentação de «As Outras Vítimas» Foto: Tiago Frazão/Lux

Ferreira Diniz foi um dos arguidos condenados no processo Casa Pia. O tribunal condenou-o a sete anos de prisão (cumpriu 16 meses de prisão preventiva), por abuso sexual de menores

O médico João Ferreira Diniz, um dos arguidos condenados no processo Casa Pia, morreu na madrugada de domingo, vítima de doença, disse hoje à agência Lusa a sua advogada.

Ferreira Diniz tinha 67 anos e estava doente há vários anos, tendo falecido na sua casa em Lisboa.

Foi em 13 fevereiro de 2014 que o médico João Ferreira Diniz abandonou o Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Sintra, para cumprir em casa o resto da pena do processo Casa Pia, numa altura em que já se debatia com problemas de saúde.

A libertação nesse dia de Ferreira Diniz ocorreu depois de o Tribunal de Execução de Penas de Lisboa ter autorizado a sua ida para casa, com pulseira eletrónica.

Ferreira Diniz foi um dos arguidos condenados no processo Casa Pia. O tribunal condenou-o a sete anos de prisão (cumpriu 16 meses de prisão preventiva), por abuso sexual de menores.

Além de Ferreira Diniz, foram também condenados a penas de prisão efetiva o ex-apresentador de televisão Carlos Cruz, o ex-embaixador Jorge Ritto, o ex-provedor da Casa Pia Manuel Abrantes e o antigo motorista da Casa Pia Carlos Silvino.

O advogado Hugo Marçal foi também condenado a seis anos e meio de prisão e esteve cinco meses em prisão preventiva, pelos crimes cometidos na Casa de Elvas.

Na repetição do julgamento, no que se refere aos crimes na Casa de Elvas, o tribunal entendeu absolvê-lo, assim como a Gertrudes Nunes, dona da residência.

Continue a ler esta notícia