Pleno para Trump: Republicanos conseguem maioria na Câmara dos Representantes - TVI

Pleno para Trump: Republicanos conseguem maioria na Câmara dos Representantes

Capitólio (AP Photo)

Partido tem ainda o presidente, o Senado e ainda a maioria de juízes no Supremo Tribunal federal

O Partido Republicano vai conseguir fazer o pleno nas eleições de 2024, confirmando-se que vai ganhar também a maioria na Câmara dos Representantes, de acordo com a projeção da CNN, que já dá os 218 lugares necessários para uma maioria na câmara baixa do Congresso que o partido já tinha desde 2023.

Este resultado segue-se à vitória esmagadora nas eleições presidenciais, em que Donald Trump conseguiu reunir 312 votos do Colégio Eleitoral - só precisava de 270 -, ganhando em todos os estados considerados decisivos, conquistando seis deles aos democratas.

Além da vitória nas presidenciais, o Partido Republicano já tinha conseguido recuperar o controlo do Senado. A câmara alta do Congresso tinha um empate de 50 senadores para cada lado, mas as intercalares deste ano acabaram por deixar o Partido Republicano com uma maioria de 52 senadores, sendo que ainda falta atribuir um lugar.

A juntar a estas três vitórias, lembre-se que o lado mais conservador da política norte-americana tem também uma maioria representação no Supremo Tribuna federal, o que pode ser crucial para dar respaldo às políticas de Donald Trump.

A Câmara dos Representantes dá aos Republicanos o controlo do governo federal, com o controlo da Casa Branca e maiorias em ambas as câmaras do Congresso.

Espera-se também que o resultado reforce a posição do presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, no seio do seu partido, depois de um mandato em que enfrentou exigências contraditórias da sua conferência e críticas frequentes da ala mais à direita.

Continue a ler esta notícia