Uma semana depois da tempestade que assolou Valência, as chuvas torrenciais voltaram a arrastar dezenas de carros em Cadaqués, em Girona. De acordo com os bombeiros locais, o incidente não fez vítimas.
"Esta manhã verificámos cerca de trinta carros que foram arrastados por uma ribeira em Cadaqués (aviso 03.54h). Os veículos ficaram amontoados debaixo de uma ponte e não chegaram ao mar, ninguém ficou ferido ou preso", escrevem os bombeiros.
Aquesta matinada #bomberscat hem revisat una trentena de cotxes que s'ha endut una rierada a Cadaqués (avís 03.54h). Els vehicles han quedat amuntegats sota un pont i no han arribat a mar, cap persona ferida ni atrapada
2 dotacions 🚒 https://t.co/oABV4HohU1 pic.twitter.com/EgNNMCfSkK
— Bombers (@bomberscat) November 8, 2024
O incidente ocorreu no dia em que a AEMET lançou um alerta para a possibilidade de acumulação de chuva em Alt Empordà e Baix Empordà com 100 l/m2 em 24 horas. Os carros bloquearam a saída da ribeira para o mar, o que fez com que o caudal subisse dentro da zona urbana.
Actualització prealerta #INUNCAT
— Protecció civil (@emergenciescat) November 8, 2024
Avís d'observació i acumulació de pluja a l'Alt Empordà i Baix Empordà amb 100 l/m2 en 24 hores
Precaució❗️ https://t.co/5hATia82wE
A presidente de Cadaqués, Pia Seriñana, citada pela Rádio Catalunha, afirmou que a chuva foi um fenómeno localizado nas montanhas que rodeiam a população e que aconteceram entre as duas e as três da madrugada.
"Houve muita água que caiu da montanha e, apesar de na povoação mal ter chovido, a água arrastou alguns dos carros que estavam estacionados", afirmou Seriñana, acrescentando que choveram cerca de 100 litros por metro quadrado de forma muito localizada.
De acordo com o El País, os avisos por causa da chuva mantém-se esta sexta-feira nas zonas do noroeste da Catalunha e também na costa de Tarragona onde, segundo o Serviço Meteorológico estima que podem cair 20 litros de chuva em 30 minutos.