Global Media Group alvo de ciberataque liderado por pirata informático português - TVI

Global Media Group alvo de ciberataque liderado por pirata informático português

  • Agência Lusa
  • PF
  • 8 fev 2023, 23:19
Hacker (Jakub Porzycki/Getty Images)

Presidente do grupo garante que, até ao momento, não causou nenhum constrangimento nos órgãos de comunicação do grupo

Alguns sites da Global Media Group foram alvo de um ciberataque. À agência Lusa, o presidente do grupo, Marco Galinha, garante que, até ao momento, o ataque não causou nenhum constrangimento nos órgãos de comunicação do grupo.

“Até agora não temos nada de relevante, mas vamos estar atentos”, frisou o CEO da Global Media Group, dona da TSF, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, entre outros títulos.

Segundo Marco Galinha, os ataques incidiram sobre sites antigos, em Wordpress.

“É o que sabemos até agora. [Temos] Tudo a funcionar, estamos em contacto com a equipa e está tudo operacional”, frisou.

O ciberataque a sites da Global Media Group está a ser partilhado em redes sociais, como o Twitter. O site na Internet https://life.dn.pt foi um dos que foi alvo do ataque, com a página principal a apresentar a mensagem “hacked by Cyber Team”.

Também no site https://www.globalmediagroup.pt surgia uma publicação com a mensagem "hackeado por Cyber Team”.

O grupo denominado "Cyber Team", e que é liderado pelo pirata informático português conhecido como "Zambrius", reclamou, em 2020, a autoria do ataque informático contra a página oficial da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e divulgou que teve acesso ao sistema informático do Ministério da Saúde.

Também em 2020, o grupo assumiu publicamente o ciberataque ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil.

Continue a ler esta notícia